
Vereadores sorteiam presidente, relator e membros da CEI da Santa Casa – Alcir Zago/Candeia
Ao término da sessão da Câmara de terça-feira (8) os vereadores que assinaram a Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar eventuais irregularidades na Santa Casa fizeram sorteio para escolher presidente, relator e membros.
A presidência da CEI ficou com o vereador Luis Carlos de Paula (MDB). Vagner Mateus Ferreira (Cidadania) será o relator. Armando Perazzelli (Podemos), Evandro Antonio Folieni (PP) e Francisco Leandro Gonzalez (Podemos) são os membros.
Durante a sessão, o presidente da Câmara, Ricardo Prearo (PDT), disse que os requisitos para instauração da comissão foram atendidos, após parecer da Procuradoria Jurídica da Casa. Por isso, acolheu o pedido da CEI e deu prazo para a indicação dos membros no prazo de 48h.
Outro pedido, assinado por Vagner Ferreira, não foi aceito, mas, segundo os vereadores da oposição, o teor é o mesmo da CEI que foi acolhida. Por isso, o trabalho será concentrado em apenas uma apuração.
O objetivo é verificar na Santa Casa o sistema contábil, fiscal, jurídico e de recursos humanos, recebimento de recursos públicos e convênios públicos e privados, depósito de FGTS e gastos para o enfrentamento da Covid-19.
Na sessão de terça-feira, Gonzalez disse que o atual momento exige averiguação e que o hospital tem de agir com transparência. O vereador referiu-se também ao fato de a ex-diretora da Saúde Irene Chagas Rangel ter mencionado a existência de “buraco negro”, na Santa Casa logo após ter deixado o cargo.
Folieni fez crítica pontual sobre atendimento dado à sua mãe no hospital. De acordo com ele, a situação da genitora não piorou porque houve transferência dela para a Santa Casa de Jaú.
O vereador elogiou a equipe de funcionários do hospital, mas reclamou do atendimento dado por alguns médicos plantonistas. Disse também que denunciou o caso ao Ministério da Saúde.
Vagner Ferreira também falou a respeito do hospital na Palavra Livre. Para ele, a Santa Casa só irá mudar quando a pessoa que administrar a cidade efetivamente precisar de atendimento no local.
























