Slider

Prearo e a mesa diretora não conseguiram impedir as manifestações do público; não foi um bom espetáculo para quem acompanhou a sessão. – Foto: Alcir Zago/Candeia

Segunda-feira, 16, a Câmara de vereadores realizou a segunda sessão ordinária do mês de setembro. O encontro foi marcado por tumultos e bate boca, envolvendo vereadores e parte do público presente.
A mesa diretora comandada pelo presidente Ricardo Prearo (DEM) teve dificuldade de conter os ânimos e, por várias vezes, a sessão foi interrompida e/ou tumultuada por enfrentamentos diretos e repletos de ofensas e acusações.
A maior parte do público era formada por apoiadores do motorista Maick Willian Barbieri, de 29 anos, que utilizou a Tribuna da Câmara para comentar episódio supostamente envolvendo servidor comissionado da gestão de Francisco Leoni Neto (PSDB).
Ele afirmou que após criticar atos de um chefe de unidade da prefeitura (não divulgou em público o nome), foi hostilizado e passou por suposta humilhação pública, nas dependências do Paço Municipal 16 de Junho.
Segundo seu relato, esse servidor convenceu um rapaz portador de distúrbios mentais de exibir no pátio externo do local um cartaz com os dizeres: “atenção: é importante saber que sabonete serve para higiene e não enfiar no c., senhor Maick Barbieri”. A ação foi registrada em vídeo.
O motorista solicitou apoio dos vereadores, em especial os da base partidária do prefeito, que apoiassem a proposta de exoneração do servidor de confiança, sob a alegação de este incutiu em falta grave ao utilizar espaço público, em horário de expediente, para humilhar um munícipe. Ressaltou, ainda, que participação de pessoa incapaz no ato potencializou o erro.

Resumo dos trabalhos do Legislativo

Projetos Apresentados

06/2019 –Cria a Procuradoria Especial da Mulher na Câmara Municipal de Bariri.

07/2019 – Cria e regulamenta o serviço voluntário no âmbito da Câmara Municipal de Bariri.

08/2019 – Altera parágrafo único do artigo 107 do Regimento Interno da Câmara, prorrogando o tempo da Palavra Livre.

09/2019 – Dá nova redação aos artigos 81 e 82 do Regimento Interno da Câmara, relacionados à Comissão Especial de Inquérito (CEI).

Projeto votado

45/2019 – Transfere para iniciativa privada, mediante concessão de direito de uso de área de terra rural, para implementação do Centro de Desenvolvimento Ambiental de disposição final de resíduos sólidos (aterro sanitário). Aprovado por unanimidade.

Requerimentos

66/2019 – Vagner Mateus Ferreira requer informações a respeito de quartos da Santa Casa de Bariri, destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS), se estão equipamentos com ar condicionado para combater a onda extrema de calor. Aprovado por unanimidade.

67/2019 – O mesmo vereador requer informações sobre as condições de bebedouros de água espalhados pela cidade, no sentido de passarem por troca de filtros e higienização. Aprovado por unanimidade.

68/2019 – O mesmo vereador requer relatório da situação de cortinas e ventiladores das salas de aula da rede municipal de ensino, juntamente com a possibilidade de instalação de ar condicionado, a despeito da forte onda de calor prevista para a região. Aprovado por unanimidade.

69/2019 – Vaguinho requer cópia do boletim de ocorrência (BO) a respeito de acidente de trânsito que envolveu servidor municipal e veículo S 10 ano 2015 e consequente procedimento adotado pela gestão municipal perante o fato. Aprovado por unanimidade.

70/2019 – O mesmo vereador requer informações sobre medida adotada pela administração perante a imprensa da cidade. Aprovado por unanimidade.

71/2019 – O mesmo vereador requer informações sobre atitude tomada diante do caso envolvendo pessoa com deficiência, dentro do Paço Municipal 16 de Junho, em horário de expediente. Aprovado por unanimidade.

72/2019 – O mesmo vereador requer cópia do relatório final da auditoria realizada na Santa Casa de Bariri. Aprovado por unanimidade.

Indicações

69/2019 – Luís Carlos de Paula indica instalação de cobertura em pontos de ônibus, nos moldes do instalado na Avenida Sérgio Furcin.

70/2019 – O mesmo vereador propõe limpeza de entulhos depositados à Rua Piratininga, ao lado da Creche Raquel de Queiroz, no Jardim Industrial II.

71/2019 – O mesmo vereador sugere manutenção e reparos no bebedouro de água instalado no Clube Municipal José Giacone.

72/2019 – Paraná solicita providência q2uanto à reforma de brinquedos no Jardim Nova Bariri.

73/2019 – O mesmo vereador indica a aquisição de remédios que estão em falta na Central de Medicamentos.

74/2019 – O mesmo vereador propõe manutenção do ventilador de sala de espera no Pronto Socorro da Santa Casa de Bariri.

75/2019 – Armando Perazzelli sugere reparo de valeta existente no cruzamento da Rua Augusto Iopo com a Avenida dos Sonhos, no Núcleo Maguin Villas.

76/2019 – O mesmo vereador solicita construção de lombada para redução de velocidade na Avenida General Osório, antes do cruzamento coma Rua Prudente de Moraes.

77/2019 – O mesmo vereador indica reparos e melhorias nas instalações do ponto de ônibus localizado na Avenida 15 de Novembro, em frente à Madeireira Rossi.

78/2019 – Vagner Mateus Ferreira propõe destinar o resíduo do duodécimo da Câmara de Vareadores à Banda Marcial Alexandre Giuliano Gallo, para manutenção e aquisição de instrumentos e materiais.

79/2019 – O mesmo vereador sugere construção de piscinas nos altos da cidade.