Composição 1_1

Graduado como mestre na Capoeira de Angola, Professor Vandeco ministra aulas junto a crianças, e adultos adolescentes em Bariri – Divulgação

Wanderlei de Souza, conhecido como Professor Vandeco, mestre de capoeira, foi indicado para receber o Prêmio Zumbi dos Palmares, que homenageia anualmente quem se destacou na luta em defesa da comunidade afro-brasileira em Bariri.

A homenagem está prevista no projeto de decreto legislativo 01/2021, que iniciou tramitação na segunda sessão do mês de junho, realizada segunga-feira,19.

A indicação, como prevê a lei, partiu do Conselho Municipal de Participação de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Bariri. O vereador Edcarlos Pereira dos Santos (PSDB), que também integra a comunidade afrodescendente de Bariri, foi encarregado de elaborar o projeto que oficializa o prêmio.

Professor Vandeco tem 49 anos e nasceu em Arealva. Veio para Bariri em 1983 e passou a residir no Bairro do Livramento. Foi no Clube Recreativo o primeiro contato com a capoeira, através de aulas ministradas pelo mestre Betão de Jaú e com a participação da família dos Cachoeira.

Em 1993 obteve a primeira graduação no grupo Capoeira Filhos da Águia, do mestre Luís Filomeno. Participou, juntamente com Mestre Pezinho, da criação do Grupo Capoeira Falcão Dourado, que existe até hoje no município.

Em 1997, durante apresentação na Praça da Matriz, teve contato com a Capoeira Angola, vertente que até hoje pratica. Segundo ele, foi através das aulas de Capoeira Angola no Clube Municipal, com mestre Galego, que encontrou sua filosofia de vida.

Em 1999, obteve graduação no Grupo Nova Geração de Angola. No ano seguinte, começou a ministrar aulas, sempre ao lado de Mestre Galego. Atuou no Filengão, Praça do Livramento, Casa da Divina Providência, Clube Recreativo, em todos os projetos sociais da municipalidade e em escolas municipais e estaduais.

Desde 2008 é contratado pelo Centro de Promoção Social para ministrar aulas de capoeira junto a crianças e adolescentes. Hoje é graduado como mestre na Capoeira de Angola.

Em 2011, participou de intercâmbio cultural na Cidade de Santiago do Chile. Além das aulas de capoeira e da produção artesanal, hoje integra a diretoria da Associação Atlética Arrudão.

O projeto que outorga o prêmio Zumbi dos Palmares para Vandeco foi encaminhado às comissões permanentes para emissão de parecer. Deve ser votado nas próximas sessões. Se aprovada, a homenagem deve ser entregue em sessão solene do Legislativo.