Composição 1_1
Composição 1_1

O prefeito Abelardo Maurício Martins Simões Filho (MDB) anunciou no dia 25 de fevereiro mudanças em quatro diretorias. Os cargos são ocupados por servidores comissionados, de livre nomeação e exoneração pelo chefe do Executivo.
“As transições são normais”, comentou o prefeito. “As alterações foram feitas de forma organizada e sincronizada para não prejudicar os serviços públicos”.
Uma troca dada como certa era a saída de Hághata Pepe Hailer Freire de Oliveira da Diretoria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Inclusive a portaria de exoneração havia sido publicada antes do anúncio feito pelo prefeito. Ela decidiu deixar a pasta.
Hághata assumiu a diretoria após a morte de Vicente Sérgio Barbieri Júnior por causa de complicações da Covid-19.
A pasta de Desenvolvimento está agora a cargo de Flávio Muniz Della Coletta, que desde o início do atual governo era chefe de Gabinete. Hághata volta a atuar como funcionária concursada da prefeitura.
O cargo de Flávio passa a ser ocupado por Irene Chagas do Nascimento Inácio Rangel, assistente social concursada e que atuava na Farmácia Central de Bariri. Irene desempenhou funções comissionadas em governos anteriores, de adversários políticos de Abelardo Simões.
Outra mudança ocorreu na Diretoria Municipal de Obras e Meio Ambiente. No início do ano o servidor concursado Elder Abel Viana passou a responder pela pasta, após pedido de exoneração de Giuliano Griso.
Elder decidiu não permanecer à frente da diretoria, que agora está a cargo de Jessé Prado Lyra. Este estava desde o início do governo no comando da Diretoria Municipal de Infraestrutura.
A última mudança é a ida de Claudemir Rodrigues (Fredy) para a Infraestrutura. Ele ocupava cargo comissionado no Serviço de Água e Esgoto do Município de Bariri (Saemba). Agora é preciso definir quem ficará no lugar de Fredy na Diretoria Técnica e Planejamento da autarquia.
As outras cinco diretorias da prefeitura de Bariri continuam com os mesmos ocupantes desde o início do governo, em janeiro de 2021: Ação Social (Suzane Gabia Dinis Albranti); Administração Pública (Marcelo Eduardo Lenharo); Educação, Cultura e Esporte (Stefani Edvirgem da Silva Borges); Finanças (Natália Regiane Sisto Moreira); e Saúde (Marina Prearo).
Com exceção dos diretores de serviço, a prefeitura de Bariri não dispõe de outros servidores comissionados. A mudança ocorreu após a Justiça julgar procedente ação popular de iniciativa de vereadores em 2019.

A partir da esquerda, Flávio Coletta, Fredy, Abelardo Simões, Irene e Jessé | Alcir Zago/Candeia

Da Redação