Na sessão de Câmara realizada segunda-feira (4), o vereador Edcarlos Pereira dos Santos (PP) apresentou projeto de lei que institui em Bariri a campanha Maio Furta-Cor, com ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna.
Segundo a proposta, as ações do Maio Furta-Cor devem se realizar através de reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários, material informativo impresso e digital, rodas de conversa, marchas e em unidades de saúde de atendimento às mães.
A campanha deve priorizar a conscientização da população sobre a importância da saúde mental materna; e o incentivo e engajamento de órgãos públicos, empresas, entidades de classe, associações, federações e a sociedade civil.
Pela proposta, o Mês Maio Furta-Cor passa a integrar o calendário oficial de eventos do município. Segundo Edcarlos, o mês de maio foi escolhido devido ao Dia das Mães e a cor em virtude de sua tonalidade, que altera de acordo com a luz que recebe.
O projeto ainda autoriza o Poder Executivo a buscar parcerias e convênios junto a entidades e iniciativa privada.
Em sua justificativa, o vereador ressalta que a proposta já existe em âmbito estadual, por iniciativa do deputado Capitão Talhada (PP). Edcarlos diz que ouviu profissionais que tratam do tema, antes de elaborar o projeto.
Destacou o fato de que há alarmante aumento nos casos de depressão, ansiedade e, suicídio entre as mães. “Estima-se que uma em cada quatro mulheres sofram de depressão pós-parto”, pondera.
Comenta ainda que o transtorno mental no período perinatal não se restringe apenas à depressão, mas se manifesta em casos de ansiedade, estresse pós-traumático e psicose pós-parto.
O vereador ressalta que é importante que o Mês Maio Furta-Cor busque parceiros para promover as ações de conscientização, o que permitiria alcançar pessoas nos mais variados espaços.