Composição 1_1
Composição 1_1

A sessão solene de entrega do prêmio para Maíza deve ocorrer ainda no mês de julho (Divulgação)

Este ano, a dona de casa Maíza Elias Generosa foi escolhida para receber o prêmio Mulheres Negras Contam sua História, outorgado pela Câmara Municipal de Bariri.
A homenagem foi criada em 2023, por iniciativa da vereadora Myrella Soares da Silva (União Brasil), para homenagear mulher afrodescendente que se destacar na luta contra a descriminação, racismo e preconceito étnico-racial.
A escolha de Maíza ocorreu na sessão de Câmara, realizada segunda-feira (1º), quando o projeto de decreto da vereadora, propondo o prêmio, tramitou em caráter de urgência e foi aprovado por unanimidade de votos.
Vale destacar que a definição da homenageada é feita por integrantes do
Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Pessoa Negra de Bariri. Eles indicam o nome ao Legislativo, que oficializa a homenagem através de projeto de decreto.
A sessão solene de entrega do prêmio deve ocorrer no dia 25 de julho, em alusão às celebrações do “Julho das Pretas”. Neste dia, a premiada vai receber placa emitida pela mesa diretora da Câmara.

História

Maiza Elias Generoso tem 61 anos e é filha do casal Agenor Benedito Elias e Benedita Mendes. Ele, lavrador e ela, empregada doméstica.
Maíza é viúva e sempre foi dona de casa. Tem quatro filhos: Maria Vanessa, Valquíria, Vanderson e Vitor, que lhe deram oito netos.
Foi integrante da Escola de Samba Diamante Negro, fundada e presidida por seu pai, Agenor, grande líder comunitário. Ele prestava serviços junto à população dos altos da cidades, através da escola de samba.
Segundo Maíza, as escolas de samba têm propósito em comum, que vai além dos desfiles de Carnaval. Todas elas atuam como guardiãs da cultura afro-brasileira e promotoras das tradições do samba.
A importância do samba na cultura brasileira é tamanha que, além de fazer parte da cultura e identidade do brasileiro, é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil.
Atualmente, Maíza é voluntária na Paroquia Santa Luzia, além de ser muito devota de Nossa Senhora.