
Todos os vereadores receberam um laço de fita amarelo durante a primeira sessão de Câmara do mês de setembro (Divulgação)
Por iniciativa da mesa diretora, a Câmara Municipal de Bariri aderiu à campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Durante o mês, o Legislativo divulga a iniciativa com o tema “Se Amar”, voltada à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental.
No início da sessão de segunda-feira (1º), o presidente da Casa, Ricardo Prearo (PSD), disse que a reunião legislativa era marcada pelo Setembro Amarelo, “de conscientização pela vida”. Todos os vereadores receberam um laço de fita amarelo.
A Setembro Amarelo – que existe desde 2015 – é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio, do reconhecimento de que falar sobre suicídio é fundamental, mas exige cuidados. A ideia é quebrar tabus, reduzir estigmas, estimular que as pessoas busquem e ofereçam ajuda.
De acordo com a assessoria, o Legislativo divulgará informações e iniciativas que visam sensibilizar a comunidade sobre a importância do diálogo e do apoio emocional.
De acordo com Prearo, muitas pessoas sofrem diariamente com problemas como suicídio, depressão e outros transtornos mentais. Segundo ele, infelizmente há ainda quem zomba dessa situação, não sabendo da gravidade de quem passa por esse mal.
De modo geral, os vereadores aprovaram a iniciativa da mesa diretora e permaneceram com o laço amarelo durante a sessão. Alguns comentaram sobre a importância da campanha e defenderam a necessidade de agentes públicos promoverem ações de conscientização.

RESUMO DOS TRABALHOS DO LEGISLATIVO

Poucas pessoas compareceram à sala de sessão para acompanhar os trabalhos do Legislativo, que foram transmitidos via internet (Alcir Zago/Candeia)
PROJETOS APRESENTADOS
28/2025 – Dispõe sobre a instituição de medidas de proteção às pessoas acometidas por fibromialgia, síndrome de fadiga crônica e síndromes correlatas, em consonância com a Lei nº 15.176/2025.
03/2025 – Projeto de Decreto – Concede o Prêmio Zumbi dos Palmares à organização da sociedade civil (OSC) LAV – Lar Amor e Vida.
PROJETOS VOTADOS
04/2025 – Projeto de Resolução – Institui o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Bariri, estabelece normas disciplinares e procedimentais. Aprovado por unanimidade.
01/2025 – Proposta de emenda à Lei Orgânica – Dispõe sobre a destinação de até 50% do valor das emendas impositivas para custeio de despesas com pessoal. Aprovado por unanimidade.
REQUERIMENTOS
98/2025 – Paulo Fernando Crepaldi requer informações sobre o desabastecimento recorrente de medicamentos essenciais à vida na rede pública de saúde de Bariri. Aprovado por unanimidade.
99/2025 – Francisco Leandro Gonzalez requer informações sobre constantes ocorrências de excesso de velocidade praticado por condutores de veículos em vias públicas de Bariri e providências tomadas pela administração municipal. Aprovado por unanimidade.
100/2025 – O mesmo vereador requer informações sobre a instalação de câmaras de segurança no barracão da Prefeitura de Bariri. Aprovado por unanimidade.
101/2025 – O mesmo vereador requer informações sobre a realização de leilão de veículos, máquinas e/ou sucatas que se encontravam no barracão da Prefeitura de Bariri e outras dependências municipais. Aprovado por unanimidade.
102/2025 – Gonzalez requer informações sobre critério ou ordem estabelecida para o estacionamento de veículos (leves, pesados e maquinários) no pátio do barracão municipal. Aprovado por unanimidade.
103/2025 – O mesmo vereador requer informações sobre justificativas de ordem administrativa, jurídica e de gestão de pessoal que motivam a proposta de alteração do regime celetista para o estatutário do servidor municipal. Aprovado por unanimidade.
104/2025 – O mesmo vereador requer informação sobre a real situação do estoque da farmácia municipal, com o envio de lista de medicamentos da relação nacional de medicamentos essenciais (Rename) que estão em falta. Aprovado por unanimidade.
105/2025 – O mesmo vereador requer informação sobre as despesas da gestão municipal com publicidade, propaganda e comunicação institucional no período de 01 de janeiro a 02 de setembro de 2025. Aprovado por unanimidade.
INDICAÇÕES
87/2025 – Paulo Fernando Crepaldi indica ações alusivas ao mês mundial de conscientização sobre a doença de Alzheimer.
88/2025 – Roni Romão propõe instalação de unidade básica de saúde no Jardim Viva Mais, para atender a população de cerca de 10 bairros.
89/2025 – Myrella Soares da Silva solicita reparo asfáltico no cruzamento da Rua Natal Frizon com a Avenida Maurício Horácio dos Santos.
MOÇÃO
64/2025 – Paulo Fernando Crepaldi apresenta moção de aplauso à Santa Casa de Bariri pela aquisição de torre de vídeo marca Stryker 4K, para cirurgias minimamente invasivas por videolaparoscopia. Aprovada por unanimidade.
























