
Sessão extraordinária para apreciação da proposta ocorreu na tarde de quinta-feira, dia 10 (Divulgação)
Em sessão extraordinária realizada na tarde de quinta-feira (10), a Câmara de Bariri aprovou projeto de lei de iniciativa da Prefeitura de Bariri para autorizar a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 2,9 milhões. Os recursos serão utilizados para três diferentes obras.
Compareceram à reunião legislativa os vereadores Ricardo Prearo (PSD) – presidente da Casa –, Daniel de Oliveira Rodrigues (PP), Francisco Leandro Gonzalez (Avante), Gilson de Souza Carvalho (PSB), Roni Paulo Romão (PL) e Rubens Pereira dos Santos (PSD). A aprovação foi por unanimidade.
A obra mais vultosa é a construção de Unidade Básica de Saúde (UBS) na Avenida Ovidio Fachete, esquina com a Rua Roque Modesto de Abreu, no Jardim São Marcos.
Em março do ano passado o então prefeito Luis Fernando Foloni (MDB) anunciou que o município havia sido contemplado com a unidade de saúde, por meio do Novo PAC Seleções, com recursos do governo federal.
A ideia da administração anterior era construir o prédio atrás da Estratégia Saúde da Família (ESF) 2 – o chamado Postinho Verde.
No entanto, a atual administração municipal decidiu que a construção da USS será no Jardim São Marcos, visto que nas imediações não existem equipamentos de saúde para atender a população.
No dia 10 de janeiro deste ano técnicos do Ministério da Saúde estiveram em Bariri para vistoriar o local onde será construída nova unidade de Saúde, no Jardim São Marcos.
Obra no Lago
Outra parte do crédito adicional será destinada à implantação de ciclofaixa e reforma de pista de caminhada na região do Lago Municipal Prefeito Accácio Masson.
Os recursos são provenientes do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), através de convenio firmado com o Estado de São Paulo.
Conforme noticiado pelo Candeia em dezembro de 2023, o Conselho Gestor do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), órgão ligado à Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania, aprovou projeto para implantação de ciclofaixa e reforma de pista de caminhada para Bariri.
O projeto de Bariri foi elaborado em 2022. Inicialmente, contemplava a instalação de ciclofaixa, luzes de LED, wifi, entre outras melhorias na Avenida José Jorge Resegue (Avenida do Lago), do Centro Educacional, Cultural e de Exposições Mario Fava até o trevo da Rodovia Leônidas Pacheco Ferreira (SP-304).
A assinatura do convênio no valor de aproximadamente R$ 700 mil ocorreu recentemente no Palácio dos Bandeirantes, com presença do prefeito Airton Luis Pegoraro (Avante).
Melhor Idade
A terceira obra contemplada na abertura do crédito adicional diz respeito às adequações do Clube da Melhor Idade.
O Candeia informou recentemente que a Prefeitura de Bariri contratou empresa para elaboração de projeto a fim de liberar o Clube da Melhor Idade para eventos e atividades.
O próximo passo é a elaboração do documento que será remetido ao Corpo de Bombeiros, contendo saída de emergência, caixa d’água, sistema de hidrantes, guarda-corpo, corrimões e saída de emergência.
Caso o projeto seja aprovado pelo Corpo de Bombeiros, a administração municipal irá contratar empresa para executar as obras necessárias no Clube da Melhor Idade.
O Ministério Público (MP) recebeu denúncia de um munícipe, apontando possível falta de estrutura de segurança para realização de eventos no local.
Vistorias feitas no clube, inclusive pelo Corpo de Bombeiros, confirmaram a denúncia. Um dos problemas diz respeito à falta de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
A Promotoria de Justiça informou que o prédio só voltará a reabrir para eventos após as adequações necessárias.
























