Slider

Maria Pia diz que não irá concorrer ao cargo de vice e que está rompida com Neto Leoni – Robertinho Coletta/Candeia

Alcir Zago

A vice-prefeita de Bariri, Maria Pia Betti Pio da Silva Nary, deixou o PSDB. Nesse partido ela foi eleita vereadora no pleito de 2016 e vice-prefeita nas eleições suplementares de 2018. Na manhã de ontem, dia 1º, ela concedeu entrevista coletiva à imprensa local. O conteúdo na íntegra pode ser conferido no Facebook do Jornal Candeia.
Agora ela está filiada ao Partido Progressista (PP). Seu nome e de outros oito membros constam na página eletrônica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – a vigência do órgão provisório é a partir de 28 de outubro de 2019.
Segundo Maria Pia, pesaram na mudança de sigla a ligação com os deputados federais Ricardo Izar e Fausto Pinato, ambos do PP, e questões políticas municipais.
Nas eleições de 2018 Maria Pia flertou com o Partido Verde (PV), mas acabou permanecendo no PSDB. Agora decidiu trocar de legenda com o intuito de trazer recursos para a cidade.
Em relação à política local, a vice-prefeita admite que está rompida com o prefeito Francisco Leoni Neto (PSDB) há pelo menos quatro meses. Um dos motivos é a dificuldade em colocar projetos em andamento. Segundo Maria Pia, a relação política entre eles começou a ter divergências dois meses depois da posse no Executivo, em julho de 2018.
Os atendimentos ao público não são realizados no Paço Municipal 16 de Junho desde julho. Ela tem atendido as pessoas em unidades mantidas pelo município ou por telefone.
Maria Pia diz que não será candidata a vice-prefeita de Neto Leoni, caso ele dispute o governo municipal nas eleições de 2020.
Afirma que está estudando seu futuro político e não descarta concorrer ao cargo de prefeito. Para isso, ressalta que é preciso preparo técnico e político.

Vice-prefeita divulga carta

A vice-prefeita de Bariri, Maria Pia Betti Pio da Silva Nary, encaminhou à imprensa carta à população.
Segundo citado por ela, o desligamento do PSDB deu-se por questões municipais e que esse não era seu desejo.
“O Neto (Leoni) e eu temos visões muito diferentes a respeito dos caminhos e prioridades da administração pública”, escreve Maria Pia. “Já tem um tempo que não me sinto confortável com as suas decisões, porém é seu direito como prefeito eleito de forma legítima.”
A vice relata que decidiu seguir seu caminho político de forma mais independente. Acredita que dessa forma pode buscar a viabilização de projetos que tem para a cidade.
Afirma estar estudando disputar o cargo de prefeito nas eleições de 2020. “Isso não é um fato concreto no momento, mas é algo que venho amadurecendo”, ressalta. “Estou imensamente lisonjeada com o apoio e a repercussão positiva, com as inúmeras mensagens de apoio e me comprometo a amadurecer a possibilidade, uma vez que ela influencia em muitos setores da minha vida, pessoal e profissional. Confesso que me deu força para olhar para o assunto com carinho, mas por hora isso não é uma decisão tomada.”