Composição 1_1

Assim que tomou conhecimento da decisão judicial, Paulinho desistiu da candidatura a prefeito – Arquivo/Candeia

Composta por PSDB, PL e Republicanos, a coligação “Mudança Já! Agora é a Vez do Povo” definiu o nome de Jerri de Souza Neiva (PSDB) como candidato a prefeito de Itaju.

A alteração ocorreu logo após o indeferimento pela Justiça Eleitoral do registro da candidatura a prefeito de Paulo José Lopes (PL). Até o julgamento, Jerri era o candidato a vice na chapa.

Conforme decisão do juiz Maurício Martines Chiado, Paulinho teve seu mandato cassado na atual legislatura por falta de decoro parlamentar pela Câmara Itaju. Dessa forma, o político está inelegível, nos termos do artigo 1º, inciso I, b, da Lei Complementar nº 64, de 1990.

O motivo alegado para a cassação do mandato em 2017 é que Paulinho supostamente teria apresentado um atestado médico falso.

Chiado acolheu pedido de impugnação feito pelo Ministério Público Eleitoral, mas não analisou pedido similar feito pela coligação “Novas Ideias Para Uma Nova Itaju” que tem como candidato a prefeito Ledinél Lairton Videira (MDB).

A razão é que o prazo para apresentação de impugnação encerrou-se no dia 3 de outubro, e a coligação ajuizou a ação um dia depois.

Logo após a decisão da Justiça Eleitoral, no sábado (24), Paulinho publicou em sua página no Facebook que o candidato a vice, Jerri, seria o candidato a prefeito pelo grupo político.

“Cabe recurso ainda em esferas superiores, mas não o faremos (poderia acontecer igual Bariri – ter novas eleições), pois acreditamos que um grupo forte como o nosso não pode protelar: é hora de campanha é hora de levar a verdade em todas as residências. Não puxaremos o tapete de ninguém, não é nosso estilo. Vamos disputar na urna”, escreveu Paulinho.

No dia seguinte, a coligação definiu o nome de Wellington Luis Pegorin (PSDB) como candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Jerri.

Pegorin até então estava na disputa para o cargo de vereador. Atualmente ele ocupa uma das nove cadeiras no Legislativo no município.

Segundo Pegorin, a expectativa na disputa é a melhor possível. Como ele e Jerri são filiados ao PSDB, a coligação terá chapa pura na disputa para prefeito. O registro da candidatura deles estava sob análise da Justiça Eleitoral até o fechamento desta edição.