Composição 1_1

A nomeação da nova diretora teve boa repercussão: é funcionária de carreira e conhece a dinâmica da administração pública – Divulgação

Hághata Pepe Hailer Freire de Oliveira, 33 anos, assumiu a Diretoria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Bariri em um momento crucial da atual gestão municipal: o prefeito Abelardo Mauricio Martins Simões Filho se convalescia da Covid-19 e acabara de perder um dos seus principais assessores, Vicente Sérgio Barbieri Júnior, que morreu justamente em decorrência da infecção por coronavírus.

Ao analisar o desafio, Hághata ressalta que nunca teve a pretensão de substitui-lo, mas sim, ocupar o cargo que ficou vago após a sua partida. “O Júnior Barbieri era uma pessoa extraordinária, bem relacionada e com vasto conhecimento da pasta, portanto, seria pretensão da minha parte fazer comparação”, diz.

Sua nomeação, ao ser anunciada, teve boa repercussão. É funcionária de carreira e conhece a dinâmica da administração pública. Na entrevista ao Candeia, mostrou ainda que reconhece a importância de trabalhar em equipe. “Juntamente com o prefeito Abelardo e demais diretores, estamos engajados e comprometidos em construir uma cidade mais justa, inovadora, democrática e segura”, ressalta.

Segundo ela, as prioridades são dar continuidade aos projetos iniciados por Barbieri – como Ganha Tempo e Emprega Bariri -, a retomada e padronização da feira, além de novos projetos em parceria com o Sebrae, de qualificação profissional.

Outra prioridade para o atual cenário, segundo Hághata, é equilibrar as medidas adotadas para prevenção da Covid-19. “Temos a necessidade de manter o funcionamento do comércio e das empresas, a fim de não prejudicar ainda mais esta classe que tanto sofreu com a pandemia”, pondera.

Uma preocupação da pasta, ela ressalta, é garantir qualidade na infraestrutura dos polos industriais locais, dando suporte para os empreendimentos existentes. “Talvez não seja possível de imediato, mas outro objetivo é a aquisição de áreas de terras para disponibilizar novas empresas ou para expansão daquelas já estabelecidas no município”, destaca a diretora.

Em médio prazo, Hághata planeja a implantação do programa Compras Públicas, também em parceria com o Sebrae. A ideia é a capacitação de gestores públicos, para orientação e cadastramento dos fornecedores do município. “Dentro das possibilidades legais, buscarei viabilizar aos fornecedores locais, a participação nos processos de aquisição de bens e serviços destinados à administração pública”, afirma.

Hághata é casada e mãe de uma garotinha de três anos. Tem curso superior completo e a carreira profissional ligada à prefeitura de Bariri. Ingressou em março de 2009, no Setor de Protocolo e Expediente, onde, em 2011 foi efetivada para o cargo de agente administrativo, após aprovação em concurso público. Em 2014 foi nomeada para o cargo de chefe de Setor de Expediente, onde permaneceu até o final de 2019. No ano de 2020 foi nomeada como diretora de Administração, no período de julho a dezembro.