Composição 1_1

Artesão, locutor, jogador de futebol e cantor sertanejo, José Edson da Rosa foi homenageado pela Câmara, dando nome ao Espaço Amigo II – Divulgação

Na mesma sessão, os vereadores aprovaram projeto de lei que homenageia José Edson Rosa, o Bolacha, que passa a denominar o programa Espaço Amigo II, da Prefeitura de Bariri. O vereador João Luís Munhoz (PSDB) também é autor deste projeto, que recebeu a unimidade dos votos.

O programa Espaço Amigo II funciona das 7 às 16h, nas dependências do antigo Tiro de Guerra de Bariri, localizadas à Rua José Bonifácio, 134.

Atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, em especial os encaminhados pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (Paif). Há ainda os provenientes de famílias com precário acesso a renda e a serviços públicos, socialmente vulneráveis.

É um espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária.

A ideia é complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.

 

O homenageado

 

José Edson da Rosa, o Bolacha, nasceu em Bariri e recebeu dos pais, José Benedito e Neuza de Lourdes da Rosa, as técnicas de tratamento artesanal do couro e de produção de acessórios de selaria.

Durante a juventude integrou times locais de futebol, se destacando como lateral e obtendo muitos títulos em campeonatos regionais.

Foi um dos fundadores do Clube Monte Cristo. Trabalhou como locutor sertanejo no Sistema Belluzzo de Comunicação.

Juntamente com o irmão, formou a dupla Irmãos Ferreira – João Otávio e João Henrique, participando de festivais de música e obtendo o primeiro lugar em várias edições.

Participou de programas de músicas sertanejas na televisão, entre eles o “Viola Minha Viola”, com a saudosa Inezita Barroco na TV Cultura.

Em maio de 2018, faleceu precocemente, aos 53 anos, em acidente registrado na Rodovia SP 304, quando sua moto foi atingida na lateral por um veículo que fazia ultrapassagem.