Composição 1_1

Luis Carlos de Paula, Rosângela, Elton e Ricardo Prearo: homenagem ao empresário que montou o negócio próprio aos 17 anos de idade – Alcir Zago/Candeia

A última sessão ordinária da Câmara de Bariri, realizada na segunda-feira (7), foi marcada pela entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares ao empresário Elton Luis Antonio.

A mesa principal foi composta pelo presidente do Legislativo, Ricardo Prearo (PDT), vereadores João Luis Munhoz (PSDB) e Rubens Pereira dos Santos (PSDB) e prefeito eleito de Bariri, Abelardo Maurício Martins Simões Filho (MDB).

Elton também fez parte da mesa principal. Ele foi acompanhado ao local pelos vereadores Luis Carlos de Paula (MDB), o Paraná, Benedito Antonio Franchini (PTB) e Evandro Antonio Folieni (PP).

Compuseram ainda o plenário a esposa do homenageado, Rosângela de Campos Antonio, o presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Bariri, Gilberto Vieira de Camargo, o diretor da entidade, Carlos Roberto Vital Vianna, e o presidente da Associação Cultural Quilombo de Bariri, Geraldo Aoreliano da Silva.

Em seguida, houve a execução dos hinos do Brasil e de Bariri. Paraná leu o projeto de decreto legislativo conferindo a homenagem a Elton e, depois, ele recebeu a placa.

Fizeram uso da palavra Gilberto Camargo, Carlos Vianna, Edcarlos Pereira dos Santos (PSDB), vereador eleito e membro da comunidade negra, Abelardo, alguns vereadores e, por fim, o homenageado.

 

Historia

 

Filho de Eduardo Antonio e de Maria Terezinha de Jesus Antonio, Elton nasceu em Bariri em janeiro de 1962.

É casado com Rosângela, com quem teve duas filhas: a advogada Kátia de Jesus Antonio, 32 anos, e a nutricionista Karina de Jesus Antonio, 28 anos.

Elton começou a trabalhar aos 7 anos, como engraxate. Participou do Projeto Mirim, quando aos 12 anos, passou a entregar o jornal Folha de São Paulo. Dos 13 aos 16 anos trabalhou como auxiliar de escritório com o advogado Confúcio Duarte.

Ainda adolescente pretendia ter o próprio negócio. A opção foi pelo comércio de vidros. Começou a trabalhar em Ibitinga, indo e voltando à cidade de carona. Como não tinha veículo, Elton pretendia economizar o dinheiro das passagens para poder ter sua própria vidraçaria.

Aos 17 anos alugou um salão na Rua Sete de Setembro e abriu a empresa. Por ter menos de 18 anos, a vidraçaria foi aberta no nome da mãe, Maria Terezinha.

Por ser menor de idade e não ter dinheiro para comprar um veículo (as Kombis eram frequentemente utilizadas pelos vidraceiros), comprou duas bicicletas usadas com bagageiro na frente, utilizadas por três anos.

Quando o empresário tinha 21 anos adquiriu o primeiro veículo: uma Kombi com motor 1.200 – e fundido – e quatro pneus carecas.

Três anos depois se casou com Rosângela, que na época trabalhava no Escritório da Clarete. Ela o ajudava a colocar os vidros.

Nessa época, Elton negociou em São Paulo a compra do terreno no cruzamento entre as Ruas Antonio de Queiroz e Mario Garaldi, onde construiu a Vidraçaria Novo Lar, que mantém até hoje, e onde reside.

Atualmente ele é membro do conselho fiscal da Associação Cultural Quilombo de Bariri, entidade que ajudou a fundar. O objetivo com essa iniciativa era ajudar os negros de Bariri, transmitir a cultura e a história afro e promover a valorização dos negros da comunidade.

Também ajudou a trazer a capoeira para o município.