Composição 1_1
Composição 1_1

O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, esteve em Bariri na tarde de 25 de fevereiro (Dia do Agronegócio) para assinar convênio com o município a fim de autorizar o uso compartilhado da Casa da Agricultura de Bariri. Também assinou o documento o prefeito Abelardo Maurício Martins Simões Filho (MDB).
Estiveram no local o secretário-executivo da secretaria, Francisco Matturro, o coordenador da Defesa Agropecuária (CDA), Luis Fernando Bianco, políticos de Bariri e de cidades vizinhas, empresários e servidores públicos municipais.
Em março do ano passado o Candeia publicou matéria a respeito das tratativas entre governos estadual e municipal para o uso compartilhado da Casa da Agricultura.
À imprensa, Itamar Borges disse que não há possibilidade de que no futuro o prédio deixe de ser utilizado pelo governo estadual. Segundo ele, existem serviços que são de competência do Estado, como guia de transporte animal e vacinação contra a febre aftosa.
No momento, a secretaria conta com dois técnicos, sendo um da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) e outro da Coordenadoria de Defesa Agropecuária. No passado, havia um número maior de servidores, mas a unidade foi “encolhendo” com o tempo.
O prefeito Abelardo Simões relatou que a Diretoria Municipal de Obras e Meio Ambiente deixará o Paço Municipal 16 de Junho e será transferida para o imóvel localizado na Avenida General Osório, ao lado do Jardim dos Morros.
Itamar e Abelardo assinaram outro convênio, permitindo que Bariri receba caminhonete 4×4 para a Ronda Rural, com o objetivo de levar mais segurança para o campo.
Recentemente foram firmadas parcerias da secretaria com o governo municipal, como a Rota Rural, convênio para liberação de mais veículos e maquinários e destinação de R$ 1,2 milhão para a recuperação de estradas rurais.
Devem ser contemplados 8 quilômetros de vicinais, sendo 4 km da Estada da Boa Vista e 4 km que dá acesso ao aeródromo municipal.

Secretário Itamar Borges assina convênio para uso em comum da Casa da Agricultura, que irá receber a Diretoria de Obras e Meio Ambiente | Alcir Zago/Candeia

Alcir Zago