Composição 1_1

O encontro contou com a participação de 35 pessoas representando poder público, sociedade civil e usuários dos serviços socioassistenciais – Divulgação

Terça-feira, 29 de julho, das 8h às 12h, ocorreu a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social de forma virtual, através da plataforma Google Meet. A ideia foi adequar o evento às medidas de prevenção a Covid-19.

De acordo com a diretora de Ação Social, Suzane Dinis Albranti, que coordenou o evento, a conferência é um espaço de mobilização para a participação social. “O objetivo é a avaliação da política de Assistência Social e a construção de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (Suas)”, ressaltou.

O encontro contou com a participação de 35 pessoas representando poder público, sociedade civil e usuários dos serviços socioassistenciais. Marcaram presença o prefeito Abelardo Maurício Martins Simões Filho e vereador Edcarlos Pereira dos Santos.

Na abertura, o chefe do Executivo reafirmou o compromisso com a política municipal de Assistência Social.

Após abertura e leitura do regimento interno, a assistente social, Silvia Aline Ferreira, ministrou palestra sobre o tema da Conferência “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

Em seguida, os participantes se subdividiram em novas salas de reuniões para elaborarem as propostas conforme os eixos estabelecidos.

Foram apresentadas e votadas 15 propostas para o município, que serão executadas nos próximos anos no que tange a seguridade social, orçamento e financiamento, controle e participação social, rede de serviços, programas, projetos e benefícios e a atuação do Suas, em emergência e calamidade pública.

Ainda foram criadas e seis propostas para o Estado e oito para União que serão levadas para debate na Conferência Estadual.

A etapa estadual ocorre em outubro de 2021, de forma virtual. Para representar Bariri nesta data, foram eleitas como delegadas Natália de Alice (titular) e Adriana Inês Granai (suplente). (Fonte: Equipe de Ação Social)