Slider

Camila Folieni, com exemplar da Constituição Federal, concedeu entrevista ao Candeia, disponível no Facebook do jornal – Robertinho Coletta/Candeia

De 25 a 30 de novembro a jovem baririense Camila Folieni cumpriu em Brasília (DF) a programação do Projeto Jovem Senador. Ela viajou acompanhada da professora Rúbia Carla Ribeiro.
A estudante do ensino médio da EE Professora Idalina Vianna Ferro integrou grupo de 27 estudantes selecionados por um concurso de redação com o tema “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil”.
Camila, que foi a representante de São Paulo, esteve na manha de quinta-feira, dia 5, na redação do Candeia para falar sobre a experiência em Brasília (a entrevista completa está no Facebook do Jornal Candeia).
A aluna do terceiro ano do ensino médio relata que acompanhou como é feita a tramitação de um projeto de lei. A viagem fez com que desse mais importância ao orçamento público e estudasse seguir a carreira de direito em vez de ciências biológicas, como pretendia antes.
Nesse projeto, os estudantes representam seus estados e o Distrito Federal no Senado. Durante cinco dias atuaram como senadores, propondo projetos de lei e vivenciando as rotinas legislativas.
Os professores que acompanharam os jovens senadores também cumpriram programação e participaram de palestras sobre produtividade no trabalho e sobre o processo legislativo.
O Projeto Jovem Senador foi criado em 2011 e dá aos estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais com idade até 19 anos a chance de conhecer de perto o processo legislativo brasileiro. Para concorrer, os jovens fazem redações sobre um assunto determinado a cada ano.
Este ano, o Jovem Senador recebeu mais de cem mil redações de alunos de escolas públicas de ensino médio de todo o país.
A redação de Camila Folieni, que a colocou entre os 27 vendedores da competição foi intitulada “Cidadãos participativos, direitos ativos”.