Composição 1_1

Deputada Leticia Aguiar (PSL-SP) é autora do projeto – Divulgação

Os animais de estimação conseguiram uma façanha importante: deixaram os quintais das casas para ocupar lugar de destaque nas famílias brasileiras. Hoje eles integram os lares e ajudam no desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes.
Por meio da Terapia Assistida por Animais – TAA, cães ajudam no tratamento de pessoas com diversas enfermidades. Em alguns casos, eles agem de forma mais rápida do que muitos medicamentos e sem efeitos colaterais. Pessoas que demorariam meses para alguma reação, quando estimuladas por cães apresentam reflexos mais rapidamente.
Por este motivo, a deputada Leticia Aguiar (PSL-SP) apresentou o PROJETO DE LEI Nº 853, DE 2019 que institui o projeto “AMICÃO”, cujo objetivo é realizar ações que contribuam com o aprendizado nas redes pública e particular de Ensino do estado de São Paulo.
Com o projeto, o Governo do Estado poderá adicionar uma disciplina na grade curricular das escolas em que serão ministrados conhecimentos relacionados com a proteção dos animais, contando com a presença de um bicho de estimação em sala de aula: “Entendemos que a presença desses novos integrantes em sala de aula é importante para convívio dos alunos e contribuirá para que alunos com Síndrome de Down; Déficit de Atenção; Autistas ou algum retardamento de desenvolvimento sintam-se incluídos dentro da comunidade estudantil e utilizem essa nova disciplina como uma espécie de tratamento e acompanhamento complementares”, declarou a deputada Leticia Aguiar.
A iniciativa já é desenvolvida em outras unidades da federação, com resultados excelentes: com o nome de “Cãolega”, em Recife – Pernambuco, o projeto tem conseguido destaque por criar uma nova sinergia na comunidade educacional.

Texto: Eduardo Pandeló – Assessor de Imprensa