(14) 3662-2916

jornalcandeia@jornalcandeia.com.br

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

Divulgadas notas do Enem 2018 por escolas

22 jun, 2019

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

Nesta semana foram divulgadas as notas de escolas participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018.
O governo deixou de apresentar os resultados por escola em 2016, no entanto, a tabulação por colégios é feita com base em dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC).
O Candeia utilizou informações da Folha de São Paulo e do Sistema de Ensino Bernoulli.
Nas escolas de Bariri, de Boraceia e de Itaju com ensino médio o melhor resultado é da Cooperativa Educacional de Bariri (Coeba). Os dados da unidade de ensino foram obtidos junto à própria escola por não estarem disponíveis nas duas fontes consultadas.
O motivo de a Coeba não aparecer nesses dois rankings é porque em 2018 menos de 10 alunos do 3º ano do ensino médio fizeram a prova do Enem.
Em segundo lugar aparece o Colégio Max Beny Macena, também de Bariri. Na sequência estão o Centro Educacional Sesi de Bariri, as duas escolas estaduais da cidade (Ephigênia Cardoso Machado Fortunato e Idalina Vianna Ferro), a estadual de Boraceia (Edir Helen Sgavioli Faccioli) e a estadual de Itaju (Erasto Castanho de Andrade).
Os rankings são elaborados com base na média das provas objetivas (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagem e Matemática). Há também a opção de somar a nota da redação.
Segundo o Sistema de Ensino Bernoulli, da escola Idalina 88 alunos fizeram a prova no ano passado. Da Ephigênia foram 71 estudantes. O Colégio Max, a Edir e a Erasto tiveram participação de menos estudantes, respectivamente, 15, 16 e 17.

Privadas e públicas

Conforme levantamento da Folha de São Paulo, das 100 escolas mais bem colocadas do Brasil, 76 são do Sudeste. O Nordeste tem 13 escolas na lista, o Centro-Oeste, 10, e a região Sul aparece com uma escola nesse grupo.
A reportagem excluiu escolas com menos de dez alunos do 3º ano no exame e/ou com menos de 50% do total de estudantes na prova. A metodologia segue critério que o MEC adotou em anos anteriores.
A análise dos resultados também levou em conta apenas escolas com pelo menos 61 estudantes no 3º ano. Esse grupo se aproxima mais do universo de escolas brasileiras.
Ao considerar esse perfil, a tabulação da Folha resultou em uma lista de 4.612 escolas. Desse total, 77% são públicas e 23%, particulares.
Especialistas indicam que as informações do Enem por escola podem trazer informações relevantes sobre o desempenho da escola, mas não devem ser o único critério para avaliar ou escolher uma escola.
Os dados revelam o abismo entre a rede privada e pública e o impacto do nível socioeconômico dos alunos no sucesso escolar.
Ao dividir o desempenho das escolas por faixas de nota, escolas privadas e com alunos mais ricos protagonizam o topo da lista. Do lado oposto estão unidades públicas e com estudantes mais pobres.

Fonte: Folha de São Paulo

Desempenho de escolas no Enem 2018

Escola                                      Média nas provas objetivas                     Média na redação

Coeba                                      726,32                                                            880,00

Max Beny Macena               654,00                                                            729,33

Sesi de Bariri                           542,05                                                            544,00

Ephigênia                                533,18                                                            561,13

Idalina                                     525,08                                                            479,77

Edir                                           521,37                                                            462,50

Erasto                                       507,30                                                            465,88

Fonte: reportagem local

i
Notícias Recentes
cirurgia-dentista-bariri
fisiotarapia-pos-covi
imagem-veterinaria-bariri
03 05 25 Nutribem
01 02 25 Maísa bonatelli
03 05 25 Samir
17 05 25 Letícia Ramos
19 07 25 Indicador
21 06 25 Gabriella Artuso
10 05 Agro Regional
21 06 25 Rose's
21 12 24 Taise Leonel
28 09 24 Ateliê de Psicologia Expressiva
28 09 24 Atual
28 09 24 Camila Slompo
28 09 24 Dr Renan e Dra Bruna Budin
28 09 24 Eletrosampa
28 09 24 Instituto Olhos Marques
28 09 24 Thaís Leite
28 09 24 Zoomed
fabiana
08 07 23 Essência do Ser
28 12 24 Madeireira
previous arrow
next arrow
Z
Vote na nossa Enquete

Qual a sua opinião sobre a equipe de governo anunciada pelo prefeito Airton Pegoraro no dia 01 de janeiro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...