Composição 1_1

Aprendizagem dos alunos será avaliada ao fim de 2021; haverá atividades de recuperação no mês de janeiro – Divulgação

Durante o mês de janeiro, alunos da rede estadual de ensino vão participar de programa de recuperação e aprofundamento. Segundo anunciou o secretário de Educação Rossieli Soares, quarta-feira, 11, serão contratados 10 mil professores para atuar no programa.

Os docentes da rede que tenham interesse em participar das aulas de recuperação em janeiro, mediante a pagamento extra, também terão essa opção.

O programa será implementado para minimizar os déficits na aprendizagem dos estudantes que podem ter ocorrido durante o período de suspensão das atividades presenciais.

Além dos novos profissionais, mais de 140 mil profissionais serão formados para atuar no programa de recuperação. Eles terão à disposição para o trabalho recursos didáticos impressos e digitais específicos, como 6 milhões de cadernos de atividades para os alunos por bimestre.

 

Ciclo contínuo até 2021

 

Os anos letivos de 2020 e 2021 serão considerados como um único ciclo contínuo. Por isso, a avaliação da aprendizagem será feita ao longo de oito bimestres (quatro de 2020 e quatro de 2021).

Os alunos que entregaram as atividades propostas neste ano serão aprovados para o próximo ano letivo, mas terão o aprendizado avaliado ao final de 2021.

Já os alunos que não fizeram as atividades, terão a oportunidade de fazê-las e entregá-las ainda neste ano. Também é importante que, neste caso, eles voltem a frequentar as aulas presenciais, quando possível, para conseguir frequência.

A progressão para o ano seguinte dependerá da frequência, mas a aprendizagem, assim como nos demais casos, também ser aferida ao final dos oitos bimestres.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Secretaria da Educação

 

Calendário de 2021 da rede estadual

EVENTO      DATA

Recesso escolar          18 a 25 de janeiro

1º bimestre            1 de fevereiro a 16 de abril

Recesso escolar          19 a 23 de abril

2º bimestre      26 de abril a 5 de julho

Férias docentes           6 a 20 de julho

3º bimestre      21 de julho a 8 de outubro

Recesso escolar          11 a 15 de outubro

4º bimestre      18 de outubro a 21 de dezembro