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Segundo Helena e Caísa, responsáveis pela unidade do Procon em Bariri, os dados apontam aumento de 40% de compras online em Bariri – Divulgação

No segundo trimestre do ano (abril/maio/junho), o Procon de Bariri registrou mais de 500 atendimentos relacionados à compra pela internet. Já no mesmo período de 2019 foram registrados 359 atendimentos. Estes dados mostram aumento de mais de 40% nas demandas dos consumidores em relação às compras online.

Os números foram divulgados pela coordenadora do serviço em Bariri, Helena Rodrigues Bernardo da Silva, e pela agente do Procon, Caísa Portilho.

Segundo elas, no período de isolamento social, provocado pela pandemia de Covid-19, cresceu a demanda de compras virtuais já que os meios físicos de compra são limitados. A tendência é aumentar as reclamações junto às unidades do Procon.

Muitos consumidores relatam problemas relativos à não entrega de produto, demora na entrega, cobrança indevida, cobrança abusiva, produto com vício, produto diferente do pedido e desistência de compra.

Se o consumidor se sentir lesado ao realizar a compra e houver algum descumprimento ao Código de Defesa do Consumidor ele deve entrar em contato com o Procon pelo telefone (14) 3662-7666 das 08 às 16 horas para fazer o agendamento do atendimento e também pelo e-mail procon@bariri.sp.gov.br.

 

Procon-SP registra 120 mil reclamações de vendas pela internet

 

Só no primeiro semestre de 2020, o Procon-SP recebeu mais de 120 mil queixas sobre compras online – um crescimento de 260% na comparação com o primeiro semestre de 2019, que teve 33.628 reclamações. Demora ou não entrega do produto e problemas com cobrança são os questionamentos mais recorrentes.

Somando os dados da primeira quinzena de julho, que teve mais de 25 mil reclamações, já são 147 mil registros.  “Os dados demonstram que as empresas não se prepararam para as vendas online. Fornecedores vendem o que não têm no estoque, atrasam a entrega, não avisam sobre a cobrança do frete… são muitas reclamações e, por parte das empresas, respostas automáticas e protelatórias”, afirma Fernando Capez, secretário de defesa do consumidor.

O isolamento social em decorrência da pandemia de Covid-19 é apontado como o principal fator de intensificação do comércio online.

 

Dicas para evitar problemas nas compras online

 

Consumidor deve estar atento à forma como procura o fornecedor: não deve responder mensagens de publicidade ou acessar os links enviados.

É o consumidor quem deve buscar o fornecedor por sua iniciativa, acessando as páginas oficiais e verificando se a loja tem endereço físico e CNPJ.

É recomendável consultar o site do Procon-SP e procurar com amigos e conhecidos indicações da empresa.

 

Como denunciar, reclamar e obter orientações

 

O Procon-SP disponibiliza canais de atendimentos à distância para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores: via internet (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para Android e iOS – ou via redes sociais; para as denúncias, marque @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento.

Fornecedores que tenham dúvidas sobre seus deveres também podem consultar o site.

Em Bariri, um contato para denunciar, reclamar e/ou obter orientações é atrav és do telefone (14) 3662-7666.

Mais de 120 mil reclamações foram registradas no primeiro semestre deste ano; consumidor deve estar atento ao comprar pela internet – Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação do Procon-SP