Composição 1_1

Procon-SP alerta os consumidores para terem cuidado com o golpe da clonagem da conta do whatsapp. Dizendo ser funcionário de site de compra, o golpista entra em contato e pede que a vítima digite um código de seis números para supostamente ativar um anúncio; esse código é a verificação do whatsapp e com ele o criminoso consegue clonar a conta do consumidor.

Após a clonagem, o golpista passa a enviar mensagens para os contatos da pessoa pedindo dinheiro em seu nome. Assista ao vídeo.

O consumidor não deve enviar o código de seis números. É importante ainda habilitar a “verificação em duas etapas” no whatsapp: clicando em “configurações”, “conta” e “verificação em duas etapas”.

“Nesse momento de pandemia, os golpes pela internet e redes sociais explodiram. É preciso que o consumidor desconfie sempre, redobre a atenção e nunca forneça senhas ou sequência de números”, destaca Fernando Capez, secretário de defesa do consumidor.

Caso tenha sido vítima do golpe, a pessoa deve entrar em contato com support@whatsapp.com e pedir a desativação temporária da conta.

 

Fonte: Assessoria de comunicação do Procon-SP

 

Procon: consumidor deve ficar atento e jamais fornecer seus dados, senhas ou códigos – Divulgação

 

Outras dicas para evitar cair em golpes:

 

* não forneça dados, senhas, códigos, etc;

* não acredite em ofertas de ajuda, sorteio, dinheiro etc enviadas pelo whatsapp, redes sociais, e-mails e não clique nesses links;

* não confie e não compartilhe links e informações dos quais não tenha certeza da origem;

* não preencha formulários que não estejam nos sites oficiais;

* baixe aplicativos apenas das lojas oficiais;

* em caso de dúvidas ou dificuldades, procure um familiar ou amigo que possa ajudar;

* utilize antivírus no computador, tablet e smartphone;

* o Procon-SP não pede informações do consumidor e não envia mensagens via whatsapp; o consumidor deve procurar a instituição pelos canais oficiais, veja quais são aqui http://www.procon.sp.gov.br/espaco-consumidor/

Veja também os outros alertas contra os golpes virtuais que estão sendo denunciados.

http://www.procon.sp.gov.br/procon-sp-alerta-para-golpe-da-troca-de-cartao/

http://www.procon.sp.gov.br/aviso-ao-consumidor/

http://www.procon.sp.gov.br/procon-sp-alerta-para-golpe-do-delivery/