Slider

Nos últimos anos festa do peão foi realizada em terreno situado na Expressa Sul – Arquivo/Candeia

A prefeitura pretende realizar em junho em parceria com a iniciativa privada, durante as comemorações dos 130 anos de emancipação política do município, o Rodeio Bariri.
De acordo com o prefeito Francisco Leoni Neto (PSDB), uma das novidades é que a festa pode contar com cinco dias.
O planejamento é realizar o evento de 10 a 14 de junho. O dia 10 (quarta-feira) é véspera de Corpus Christi. Já o aniversário de Bariri, por meio de decreto, foi antecipado do dia 16 para o dia 15 (uma segunda-feira).
Neto Leoni diz que outra novidade pode ser a realização do rodeio no Estádio Farid Jorge Resegue. Para isso, é preciso que o poder público obtenha o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). No fim de 2019 o Ministério Público (MP) recomendou a suspensão de atividades na praça esportiva até que a prefeitura obtivesse o documento.
Caso a festa aconteça no Faridão, a administração municipal terá de fazer licitação, por se tratar de uma área pública. Se o evento ocorrer em terreno localizado na Avenida Perimetral Domingos Antonio Fortunato (Expressa Sul), como em anos anteriores, não há necessidade de disputa entre empresas interessadas porque é área particular.
O prefeito adianta que o Executivo pretende custear os shows da primeira e última noites. Nesse caso, os portões serão abertos para entrada do público.
No fim de 2019 a prefeitura de Bariri e o Ministério da Cidadania assinaram convênio no valor de R$ 100 mil para realização da festa do peão.
Segundo Neto Leoni, trata-se de emenda de autoria do deputado federal Capitão Augusto (PR), a qual deve ser utilizada obrigatoriamente na infraestrutura do evento.