Borges, Lopes e Fava e os Ford T (Foto: O Globo)
O Museu Mário Fava, de Bariri, concebido para abrigar o carro e os documentos que contam a história de uma das maiores aventuras automobilísticas do mundo, completa em julho um ano de funcionamento.
Para comemorar a data, será organizada uma exposição com muitas atrações novas. São itens inéditos para o público. A exposição será em agosto e deverá despertar ainda mais curiosidade a respeito da viagem histórica, a primeira realizada por terra entre Brasil e Estados Unidos.
Desde o dia 21 de julho de 2018, quando iniciou as atividades, o museu tem atraído visitantes de várias partes do País. Há, inclusive, o registro da visita do bancário e jipeiro Augusto Coelho, 39 anos, que saiu de Brasília e viajou cerca de 900 quilômetros apenas para conhecer o museu de Bariri. Apaixonado por carro, ele queria conhecer de perto o veículo que cruzou as três Américas no início do século passado vencendo todo tipo de barreira logística, física e mecânica.
O museu recebeu também a visita de motociclistas do grupo “Os Malucos de Sorocaba”, que viajaram pela carreteira pan-americana aberta pelos desbravadores brasileiros, entre eles o mecânico baririense Mário Fava.
Assim como o jipeiro e os motociclistas, centenas de outros visitantes passaram pelo museu neste primeiro ano de funcionamento vindos dos mais diferentes Estados do Brasil, como Paraná, Santa Catarina, Goiás e outros, além, é claro, do Estado de São Paulo, principalmente de cidades do interior.
De geração em geração
Em uma iniciativa para difundir entre as crianças a história da abertura da rodovia ligando as Américas, o Museu Mário Fava fechou parceria com as escolas públicas e privadas de Bariri. O “Projeto Museu nas Escolas” foi lançado em abril e, desde então, quase que diariamente alunos visitam o museu e são apresentados a uma das grandes façanhas realizadas pelo homem.
“É uma história fantástica, considerada por críticos como uma das mais expressivas aventuras realizadas por terra. E temos todo o interesse que a população de Bariri conheça essa história porque um baririense faz parte dela. E, como disse Santo Agostinho, ninguém ama aquilo que não conhece”, afirma o historiador e escritor José Augusto Barboza Cava, curador do museu.
Texto: Adilson Camargo – Lettera Comunicação
Uma expedição que entrou para a história
O Museu Mário Fava conta a história da primeira viagem realizada por terra entre o Brasil e os Estados Unidos. O percurso demorou dez anos para ser concluído. A expedição partiu do Rio de Janeiro, em 1928, e foi concluída em 1938, com a chegada a Nova York dos três valentes brasileiros, Leônidas Borges de Oliveira, Francisco Lopes da Cruz e Giuseppe Mário Fava.
Foram mais de 27 mil quilômetros percorridos a bordo de dois veículos. O primeiro, um Ford modelo T, batizado como Brasil, fabricado em 1918, doado pelo jornal “O Globo”, do Rio de Janeiro. O outro veículo, também Ford modelo T, fabricado em 1925 e doado pelo “Jornal do Comércio”, da capital paulista, recebeu o nome São Paulo.
Depois de sair do Rio de Janeiro e passar por São Paulo, a expedição seguiu até Bauru, rumo à cidade paraguaia Pedro Juan Caballero, na divisa com Mato Grosso do Sul. De lá, a viagem seguiu para Assunção, depois Buenos Aires e, em seguida, tomou rumo ao norte, indo para La Paz (Bolívia), Lima (Peru), até chegar a Nova York.
Foi na passagem da expedição pela região de Bauru, que o baririense Mário Fava embarcou. Ele trabalhava como mecânico na Prefeitura de Pederneiras quando ficou sabendo da presença de dois desconhecidos na cidade dizendo que estavam indo para os Estados Unidos. Mário Fava se ofereceu para ir com eles. Como precisavam de um mecânico para a viagem, o baririense passou a fazer parte da expedição.
Recebidos como herói
Foram dez anos de pura aventura, alternando momentos de sofrimento e de alegria. Os obstáculos encontrados ao longo do trajeto foram muitos e por pouco não inviabilizaram a conclusão da missão. No fim da jornada, os três desbravadores brasileiros foram recebidos pelo empresário Henry Ford, dono da fábrica que havia produzido os dois veículos utilizados na viagem, e pelo presidente americano Franklin Roosevelt.
O retorno para casa, após dez anos percorrendo 15 países, foi bem mais rápida e tranquila. Partiram de navio do Porto de Nova York em direção ao Rio de Janeiro, onde foram recebidos pelo então presidente Getúlio Vargas, no Palácio do Catete.
Um dos veículos utilizados na viagem, o Brasil, foi inteiramente restaurado e encontra-se à disposição do público no Museu Mário Fava, em Bariri. O outro veículo, o São Paulo, no entanto, não teve a mesma sorte e acabou deteriorado, sem possibilidade de recuperação.
Serviço
O museu está localizado na Rua Tiradentes, nº 410, em Bariri. As visitas podem ser feitas de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Telefone (14) 3662-1317.

























