Aos 87 anos, Luís Mazotti Neto mantém a tradição de confeccionar brinquedos de madeira e distribuir, vestido de Papai Noel, às crianças das creches de Bariri e Itaju.
A maratona envolve sete creches em Bariri e uma em Itaju, totalizando mais de 900 crianças. Esse ano, Papai Noel Luís iniciou dia 7 de dezembro e somente vai concluir a distribuição dos brinquedos de Natal dia 20, quinta-feira.
Na manhã de quarta-feira, 12, a reportagem do Candeia acompanhou a entrega na Creche Madre Leônia de Bariri. Cerca de 80 crianças, entre um e quatro anos de idade, esperavam comportadas, mas eufóricas, a vez de receber o brinquedo.
São gira-giras, carrocinhas, caminhãozinhos, jeeps, fuscas, casinhas de boneca, cofrinhos, helicópteros e outras miniaturas. Todos pintados e até decorados. Luís Mazotti leva praticamente o ano inteiro para confeccioná-los. Faz na marcenaria que mantém em sua residência.
Papai Noel está acompanhado da filha Elizabete, vestida de vermelho; sentado defronte o presépio montado pela irmã Maria Aparecida Pereira e equipe da creche.
As crianças vão sendo chamadas uma a uma e, pacientemente, seu Luís entrega o brinquedo, recebe abraço, coloca no colo, posa para a foto, consola os que choram ou os mais tímidos, dá atenção para os que puxam o rosto ou a barba para fazer um pedido e sorri muito quando recebe um beijo espontâneo.
Todas essas crianças não viveram nem 5% do tempo de vida de seu Luís e, mesmo assim, se identificam e compartilham com ele a magia do Natal. “A figura é do Papai Noel, mas o ensinamento vem do Menino Jesus”, ele costuma dizer.
Há 14 anos, esse verdadeiro Bom Velhinho demonstra qual o verdadeiro espírito de Natal. Hoje, já um pouco debilitado e com as dificuldades reais da idade, mantém a tradição, com apoio da esposa, Aparecida, de 86 anos, os oito filhos e netos e bisnetos.
No início de dezembro, os vereadores reconheceram seu empenho e, por iniciativa do vereador Ricardo Prearo (DEM), aprovaram moção de aplausos ao Papai Noel baririense.

Cerca de 80 crianças, entre um e quatro anos de idade, recebem eufóricas os brinquedos confeccionados e distribuídos pelo Papai Noel marceneiro
Da redação
























