Slider

Neto Belluzzo e Rosângela Belluzzo falam sobre investimentos a convidados que compareceram à reinauguração do cinema – Alcir Zago

A família Belluzzo reinaugurou na noite de quarta-feira, dia 12, o Cine Belluzzo. A sala começou a funcionar em 2002 e paralisou suas atividades há pouco menos de três anos, especialmente por causa da demora na chegada dos filmes. A retomada da sala ocorre por causa de investimento em tecnologia digital, permitindo superar essa dificuldade.

Coquetel realizado no próprio cinema, localizado na Avenida João Lemos, 578, no centro de Bariri, contou com a presença de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, de associações e clubes, entre outros convidados.

De acordo com o casal Orlando Belluzzo Neto e Rosângela Fernandes Belluzzo, a data promete ser um marco na história da sala de exibição que ganhou equipamentos novos, todos digitalizados, com sistema de som e imagem igual aos dos grandes cinemas do País.

Ou seja, o Cine Belluzzo passa a exibir as temporadas de filmes que acabaram de ser lançados – tanto produção nacional como mundial.

Neto Belluzzo diz que o sistema anterior (película) não permitia que os filmes chegassem rapidamente às cidades de menor porte. Agora, é diferente com o sistema digital.

O técnico Rafael Pregnolatto explica que o filme inteiro em HD é levado para as salas de cinema. O conteúdo é copiado dentro do projetor. A exibição é feita com o uso de uma chave específica.

Durante a festa de reinauguração houve exibição de documentário que mostra como funcionam e qual o alcance dos novos equipamentos.

O filme da reinauguração é Aquaman, de gênero fantasia/filme de ficção científica, com 2h22m de duração. Ele entrou em cartaz em Bariri anteontem, dia 13, assim como em todo o território nacional.

O que é cinema digitalizado?

Em vez da tradicional película fotográfica, o filme digital é todo transformado em código binário e fica gravado em um disco. Este, por sua vez, é lido por um computador e “traduzido” para imagens de alta definição.

Como não é compactado, o som nos filmes digitais tem melhor qualidade. Na sala ele é distribuído por 14 alto-falantes. Os próximos à tela são usados para os diálogos, os laterais e os do fundo para sons ambientes e o do meio – posicionado no teto e conhecido como woofer – serve para sons mais graves, como uma espaçonave passando, por exemplo.

Serviço

Filme: Aquaman

Ano: 2018

Fantasia/Filme de ficção científica ‧ 2h 22m

Descrição: Aquaman aprende que não pode fazer tudo sozinho quando começa uma jornada com Mera em busca de um algo muito importante para o futuro de Atlantis.

Data de lançamento: 14 de dezembro de 2018 (Reino Unido)

Direção: James Wan

Música: Rupert Gregson-Williams

Elenco: Jason Momoa (Aquaman); Amber Heard (Mera); Patrick Wilson (Mestre do Oceano); Nicole Kidman (Atlanna); Yahya Abdul-Mateen II (Arraia Negra); e Willem Dafoe (Nuidis Vulko)