Composição 1_1

Creusa ao lado de Vagner: Clube do Livro é aberto ao público e reuniões ocorrem na Biblioteca Municipal – Rosana Açcolini/Candeia

Há seis meses, a jornalista e professora de inglês, Creusa Santos, criou o Clube do Livro de Bariri – Leitura & Companhia, que se reúne na Biblioteca Municipal Maria Bernadete Marcondes de Almeida Tanganelli (ao lado da Acib).
Paulistana, com experiência de ter vivido 12 anos na Inglaterra, ao mudar para Bariri, há três anos, Creusa sentiu o que muitos baririenses já sabem: aqui falta opção cultural e artística.
Então criou o clube de leitura que, contra qualquer previsão pessimista, vem reunindo bom número de adeptos uma vez por mês, sempre a partir das 19h.
A ideia é incentivar a leitura de bons livros e as discussões que eles inspiram, além do entretenimento e da troca de conhecimentos.
A professora destaca o apoio que vem recebendo da equipe da biblioteca, em especial do chefe da unidade, Vagner Romero, conhecido como Vagner Love.
O clube é aberto ao público em geral e o participante não precisa necessariamente ter o hábito de leitura. Além da Biblioteca, o pessoal já se reuniu em outros locais como a Associação Cultural Quilombo de Bariri.
A dinâmica é simples. O grupo se reúne, discute temas ou sugestões de livros e leitura. Fazem a votação e se comprometem a ler o livro ou obra escolhida até a próxima reunião. Normalmente, o texto está à disposição na biblioteca, acervo pessoal ou, se o participante preferir, pode adquirir em bancas e/ou livrarias.
Os encontros do clube, inclusive, têm contado com a participação de escritores locais como Valderez de Mello, Márcio Marino, Marcel Devides e outros. Segundo Creusa, a “prosa” é sempre enriquecedora e estimulante.
Além da atividade literária, a ideia é expandir a atuação em projetos futuros como divulgar o clube e a leitura em escolas e outras entidades.
Dia 28 de outubro, segunda-feira, já está agendada uma manhã de leitura com os idosos do Lar Vicentino de Bariri.
Creusa Santos, que é pós-graduada em Inglês pela USC-Bauru, leciona no CNA Bariri e dá aulas particulares do idioma.
Quem tiver interesse de participar ou obter mais informações sobre Clube do Livro deve entrar em contato na biblioteca, através do telefone (14) 3662-8555.

Grupo se reúne mensalmente para incentivar leitura, discutir obras e partilha de conhecimento. – Divulgação