Slider

O artigo é o resultado do estudo de mestrado da cientista Barbara Casella Amorim e coordenado pelo professor James Venturini – Divulgação

O cientista baririense, James Venturini, 39 anos, é um dos autores de artigo publicado na revista Microbes and Infection do Institute Pasteur. Num grande reconhecimento científico internacional, o trabalho foi escolhido pelo periódico como destaque do mês.

O artigo intitulado “Enhanced expression of NLRP3 inflammasome components by monocytes of patients with pulmonary paracoccidioidomycosis is associated with smoking and intracellular hypoxemia” (Expressão aumentada  dos componentes do inflamassoma NLRP3 por monócitos de pacientes com paracoccidioidomicose pulmonar está associada ao tabagismo e hipoxemia intracelular) é o resultado do estudo de mestrado da  cientista Barbara Casella Amorim, com a participação de mais 10 pesquisadores, e coordenado pelo professor James Venturini.

A pesquisa enfoca a paracoccidioidomicose (PCM), que é uma micose sistêmica causada por fungos termicamente dimórficos do gênero Paracoccidioides e que afeta predominantemente trabalhadores rurais de 30 a 60 anos de idade.

Uma das constatações é a de que quase todos os pacientes na fase crônica da doença desenvolvem sequelas irreversíveis, como a fibrose pulmonar e também o enfisema devido ao fumo. Além disso, eles apresentam uma inflamação constante nos pulmões que pode deixar essas sequelas mais graves.

 

Doenças infecciosas

 

O Instituto Pasteur é uma fundação francesa privada, sem fins lucrativos, dedicada ao estudo da biologia dos microorganismos, das doenças e vacinas.

Baseada em Paris há de mais de um século, o Instituto Pasteur tornou-se uma organização internacional, mantendo posição de vanguarda na pesquisa científica de doenças infecciosas.

O instituto esteve na origem de descobertas revolucionárias que permitiram à medicina controlar doenças tais como difteria, tétano, tuberculose, poliomielite, gripe, febre amarela e a peste epidêmica. Foi também a primeira instituição a isolar, em 1983, o VIH, vírus que provoca a AIDS.

A revista Microbes and Infection do Instituto Pasteur é mensal e publica artigos em todos os campos de infecção e imunidade, cobrindo os diferentes níveis de interações micróbio/hospedeiro.

 

Professor na Famed

 

James Venturini é biólogo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), mestre e doutor em Doenças Tropicais pela Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp).

Realizou estágios de doutorado-sanduiche e pós-doutorado júnior junto a RWTH-Aachen, Alemanha.

Atualmente é professor adjunto na Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e está credenciado nos programas de pós-graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias (Famed/UFMS) e Doenças Tropicais (FMB/Unesp).

Possui experiência na área de imunologia das doenças infecciosas e na avaliação imunoterapêutica de novos compostos naturais e sintéticos. (Fonte: CNPq).