No dia 20 de maio de 1936, foi inaugurada a primeira Igreja Matriz de São Sebastião de Itaju. . No dia 11 de outubro de 1936, Itaju solenemente recebeu o seu primeiro pároco, Padre Antônio de Angeli.
Pela alvorada, assinalando o festivo dia, passeata musical, baterias e foguetes.
Às 10h30 horas o povo reunido em massa, à entrada da vila, recebia o seu digno vigário, que de Bariri, acompanhado pelo padre Antônio e José Moraes Pacheco, chegava de automóvel.
Até a igreja, o novo vigário foi levado processionalmente por numerosas associações religiosas formalizadas com seus distintivos e estandartes.
No adro do templo o pároco Antônio Froes de Moraes, o saudou em nome da população católica de Itaju.
O orador foi deveras feliz e soube, não só exprimir os justos anseios do povo itajuense, naquele momento possuído indizível júbilo, como também soube salientar oportunos conceitos que muito elevam e dignificam o ministério sacerdotal no campo das almas.
Palmas calorosas, músicas, flores coroaram as últimas palavras da saudação.
Logo após, o povo tomou lugar no templo, onde se ia proceder a cerimônia litúrgica da posse do novo vigário.
O Padre Antônio Moreira, solenemente, do púlpito leu a nomeação do novo sacerdote, Padre Antônio de Angeli, emanada da autoridade episcopal diocesana de São Carlos do Pinhal.
Concluindo o ato oficial, o novo vigário, também do púlpito, revestido das insígnias sacerdotais, saudou comovido o novo rebanho que lhe acabava de ser confiado e agradeceu, penhoradíssimo, tão carinhosa manifestação.
Ás 11h30 horas teve início a Santa Missa, durante o ato religioso, marianos e filhas de Maria, entoaram festivos hinos religiosos.
A elevação, momento augusto do Santo Sacrifício, uma salva de 21 tiros saudou Cristo Rei, vivo na Hóstia Santa.
Após a missa em casa do senhor Pedro Antônio Moretto, foi oferecido ao homenageado e pessoas gradas um laudo almoço.
Finalmente à noite, depois da benção do Santíssimo, o senhor Antônio Marinotto, em sua residência, ofereceu ao digno vigário finíssima mesa de doces.
Desta forma cativante cavalheiresca o culto povo de Itaju soube, condignamente, receber um enviado de Cristo.
Parabéns à comissão promotora e arrecadadora, encarregada de tão eloquente festejo. Os senhores, Eugenio Ticianele, Batista Modolim, Felicio Orefice Junior e Pedro Moretto; bem como os senhores: Emilio Pires Martins, João Possela, Orestes Manzutti, Silvio Faccin, Ilando Fabú, Fortunato Furgênio, Mario Assis e Jose Ribeiro Filho foram devotados e incansáveis nos seus trabalhos.
Tudo fizeram, tudo organizaram, tudo venceram para dotar Itaju de um bem inestimável, sobre, altíssimo, como seja a vida de um ministro de Deus, pastor das almas. (Fonte: Transcrito do Jornal de Bariri de 1936).
No dia 20 de maio de 2019, passados 83 anos de sua inauguração, os paroquianos de Itaju, juntamente com o Padre Éder Junior Galbier, comemoram mais um aniversário de sua Igreja Matriz de Itaju, com a celebração da Santa Missa, às 19h30.
Antes de iniciar a missa o Padre Éder deu a bênção na imagem de São Sebastião doada pelo Padre Danilo, restaurada e colocada permanentemente no presbitério da Igreja.
Durante a celebração da santa missa, no ofertório houve a representatividade de todas as pastorais da Igreja.
No final da missa, José Luiz Furcin, Prefeito Municipal de Itaju, parabenizou a comunidade. Logo após houve a confraternização no Salão Paroquial.
História contada pelo ex-vereador de Itaju DARIO GOMES.