
Tarcísio de Freitas marcou presença no evento promovido pelo TCE: Bariri segue com a nota mais baixa há quatro anos (Divulgação/TCE)
Bariri e outros dois municípios da região tiveram a nota mínima no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), criado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) para medir o desempenho das prefeituras paulistas.
A série histórica teve início em 2015, considerando o ano-base de 2014. Naquela ocasião, a nota obtida por Bariri foi B. Já o IEG-M de 2025 (ano-base de 2024) apresentou nota C, assim como no ano anterior (confira quadro).
Também obtiveram nota C no ano passado Bauru e Itaju. Barra Bonita, Bocaina, Boraceia, Dois Córregos, Itapuí, Jaú e Pederneiras receberam nota C+.
O indicador é composto por sete dimensões: Planejamento, Educação, Saúde, Gestão Fiscal, Ambiental, Cidade (Defesa Civil) e Tecnologia da Informação.
São cinco as faixas de classificação: altamente efetiva (A); muito efetiva (B+); efetiva (B); em fase de adequação (C+) e baixo nível de adequação (C).
A melhor nota de Bariri no ano passado (B) foi com relação à gestão fiscal.
Evento
O TCE promoveu cerimônia na segunda-feira (13) para marcar os 10 anos de criação do índice. Foi uma oportunidade de reconhecimento do indicador como uma ferramenta do tribunal, importante para a medição e avaliação de desempenho dos municípios paulistas, que auxilia nos pareceres da Casa quanto às contas anuais das prefeituras.
“O IEG-M auxilia a nossa fiscalização, mas também é um instrumento pedagógico, com orientação e indução de boas práticas aos gestores. O indicador é um exemplo de que a fiscalização e a orientação podem andar de mãos dadas em prol da sociedade”, declarou a conselheira-presidente Cristiana de Castro Moraes.
Presente ao evento, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, elogiou a ferramenta criada pelo TCE.
“Essa data é muito importante, pois representa um marco do aprimoramento da gestão pública municipal. É muito importante reconhecer as boas práticas, uma vez que é uma forma de fazer com que sejam conhecidas e perpetuadas”, destacou o governador.
“A partir do momento em que os municípios são premiados, acabam tornando perenes essas práticas e fazendo com que outros municípios copiem aquilo que teve êxito na gestão municipal. Então, é uma grande iniciativa do TCESP, um Tribunal que está na vanguarda, e hoje temos 10 anos de comemoração do IEG-M”, finalizou Tarcísio.


























