Slider

No dia 6 a transmissão de cargo ocorreu com a participação do presidente anterior, Paulo César Slompo – Divulgação

No início de julho, o professor de História, Antonio Baylão Filho, 61 anos, assumiu a presidência do Rotary Club de Bariri – 16 de Junho. A posse do cargo ocorreu no dia 3, ainda de forma virtual, com a participação de integrantes locais e de outras cidades.

Devido à pandemia de Covid-19, durante o ano de 2020 e primeiro semestre de 2021 o clube de serviço permaneceu com as atividades restritas e sessões suspensas. Há pouco tempo, as atividades foram retomadas ainda de forma híbrida, alternando encontros virtuais e presenciais.

No dia 6 a transmissão de cargo e a posse do conselho diretor do Clube ocorreram com a participação do presidente anterior, Paulo César Slompo, e dos conselheiros empossados. O mandato de Baylão vai até julho do próximo ano.

De acordo com o novo presidente, as primeiras ações da atual diretoria estão ligadas à pandemia.  Estão programadas atividades de conscientização e uma homenagem às vítimas da Covid-19, com a construção de um memorial ainda esse ano.

As reuniões presenciais rotárias são semanais e ocorrem sempre às terça-feira, 20h, na Avenida General Osório, número 75, em frente à Emef Prefeito Modesto Masson.

Segundo Baylão, quem tiver interesse em ingressar no Rotary Club deve procurar um de seus integrantes, que fará a indicação de participação nas reuniões. Após três encontros, o interessado pode efetivar o ingresso na entidade.

 

Histórico

 

O Rotary tem origem nos Estados Unidos, em 1905, na cidade de Chicago, com a finalidade de desenvolver programas e projetos sustentáveis relacionados ao meio ambiente (água limpa e saneamento), à saúde (combate as doenças), educação, desenvolvimento econômico e promoção da paz.

No Brasil o Rotary chegou em 1924, com abertura de clubes em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Em Bariri, já existiram vários grupos de rotários. O atual- Rotary Clube Bariri/16 de Junho – foi criado em 2011 e com dez anos de existência, com associados e parceiros, pessoas e empresas.

De acordo com Baylão, o clube faz intercambio de jovens baririenses com outros países e recebe intercambiário, desenvolve campanhas arrecadações de brinquedos, agasalhos, medula óssea, hepatite B, bucal com crianças e limpezas ambientais. Faz doações aos programas do Rotary Internacional.

 

Novo presidente

 

Antonio Baylão Filho, 59 anos, é baririense e viveu até a adolescência no Bairro da Queixadinha. Frequentou o Seminário de São Carlos, onde realizou estudos do Ensino Fundamental, Médio e curso superior de Filosofia.

Na década de 80, fez Filosofia e depois História na Faculdade de Jaú. Cursou especialização em História da América Latina, História do Brasil Contemporâneo e História da África na USC/Bauru.

Foi professor da rede estadual de ensino, onde se aposentou em 2020. Ainda integra a rede municipal também como professor de História.

Durante mandato de vereador ocupou o cargo de tesoureiro da Câmara Municipal de Bariri.

Em 2011 ingressou no Rotary Club de Bariri, onde chegou à presidência pela primeira vez no ano rotário 2014/2015.

É a segunda vez que o professor de História assume a presidência do clube de serviços em Bariri – Divulgação

 

Conselho Diretor

 

CARGO        NOME

Presidente       Antonio Baylão Filho

Vice-presidente          José Antonio Rodrigues.

Secretário Executivo  César Augusto Carra

Tesoureiro       Manoel Jacir Pultrini

Protocolo        Rodrigo de Souza Santos

Fundação Rotária       Marcel Fernandez Davides

Imagem Pública          Tereza de Lourdes Camargo

Quadro Associativo; Desenvolvimento Humanitário; e Administração do Club    Jair Roberto Davides

Pró-Jovem; Oficial de Intercâmbio; e Intercâmbio oficial de Amizade       Paulo César Slompo.

Baylão vai coordenar os trabalhos do clube com o apoio do conselho diretor – Divulgação