
Troca de tubulação de adutora que liga o manancial à ETA: rompimentos entre segunda e terça-feira – Divulgação
A forte estiagem que atinge Bariri e os seguidos rompimentos em adutora que liga o Manancial São Luis até a Estação de Tratamento de Água (ETA) deixaram muitos moradores sem água durante a semana. O problema é constante no município.
Paralelo a isso, a prefeitura de Bariri está contratando empresa para perfurar poço na Rua Sete de Setembro a fim de que novamente possa produzir água.
Feita de amianto, a adutora foi construída em 1949 e passa por baixo da Rodovia Leônidas Pacheco Ferreira (SP-304), no trecho urbano de Bariri.
O primeiro dano na tubulação ocorreu por volta das 14h de segunda-feira (13). Depois ocorreram outros dois rompimentos no fim da tarde de terça-feira (14). Equipe do Serviço de Água e Esgoto do Município de Bariri (Saemba) precisou trabalhar no período noturno para o conserto da tubulação e retorno do bombeamento de água.
Ficaram com comprometimento no abastecimento moradores dos bairros Livramento, Jardim Industrial, Jardim Esplanada, Vila Maria, Vila Conceição, parte do Jardim Nova Bariri, Jardim Maria Luiza e parte do centro.
Licitação
Uma ação que começa a ser colocada em prática pela prefeitura e pela autarquia dentro do plano de ação para melhoria da oferta de água é a perfuração de poço na Rua Sete de Setembro.
Na terça-feira (14) houve licitação para contratar empresa para realizar o serviço. A José Francisco Vitor-ME, de Bauru, foi a única a apresentar proposta: R$ 136,9 mil. É preciso aguardar o prazo para recursos antes da homologação da disputa.
O objetivo é que a empresa perfure poço profundo ao lado do que havia no local, que entupiu e parou de fornecer água. A rede de distribuição já existe.
O volume previsto é de 30 metros cúbicos de água por hora para atender os moradores de bairros como Jardim dos Ipês, Maravilha, entre outros.
























