Composição 1_1

Após permanecer por quatro anos em Osasco, o bombeiro Richelton voltou à unidade local do corpo de bombeiros – Divulgação

Quarta-feira, 24, o soldado PM, Richelton dos Santos, 34 anos, voltou a integrar a unidade do Corpo de Bombeiros de Bariri, como comandante da prontidão azul. Ele permaneceu os últimos quatros anos atuando no 18º Grupo de Bombeiros de Osasco (SP).

Dos Santos ingressou no Corpo de Bombeiros de Bariri em 2013, através do concurso público municipal, onde trabalhou por 1 ano e 8 meses.

Em 2015, prestou outra seleção pública, agora em nível estadual, para a carreira militar. Escolheu como área de atuação ser bombeiro. Outras opções seriam policiamento ostensivo, rodoviário e ambiental.

Conta que realizou o curso básico do policiamento em São Paulo e, depois, especialização na Escola Superior de Bombeiros (ESB), em Franco da Rocha. Segundo ele, o treinamento é bem intensivo e exige bastante da parte física e psicológica.

Após a formação, foi designado para integrar o 18º GB/Osasco até conseguir a transferência para Bariri. O comandante do Corpo de Bombeiros de Bariri é o 2º sargento PM Ernesto Villares.

A base local conta com três prontidões (azul, verde e amarela), em turno de 24 X 24 horas, cada uma composta por três bombeiros civis municipais e um militar. Ele é responsável pela prontidão azul.

Dos Santos afirma que o bombeiro municipal realiza as mesmas tarefas e protocolos na prestação de socorro que o militar, porém o responsável pela ocorrência deve ser de carreira militar.

De acordo com dos Santos, os índices de ocorrências em Bariri estão aumentando, se for levado em conta que é uma cidade pequena. Mesmo assim, ainda estão distantes de Osasco, localizada na grande São Paulo.

Comenta que a corporação local conta com a parceria do poder público, que apoia iniciativas e tarefas realizadas pelos bombeiros.

Dos Santos ressalta que está feliz por voltar a servir em Bariri e passar o aprendizado obtido durante os anos de corporação. “Conto com apoio dos melhores bombeiros que aqui se encontram. Agradeço a Deus e toda minha família por sempre acreditar em mim e no meu trabalho”, finaliza.