
Membros da Pastoral da Criança de Bariri em encontro com o dispo diocesano Dom Francisco Carlos da Silva (Divulgação)
O Candeia teve acesso a um levantamento com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a respeito da atuação da Pastoral da Criança em municípios da Diocese de Jaú.
São dados por cidade a respeito da quantidade de crianças pobres, a quantidade atendida pela pastoral – menores de 6 anos – e o percentual de atendimento. Os dados são do primeiro semestre de 2025.
Os números de Bariri estão dentro da média da Diocese de Jaú. Vale destacar que os dados são referentes apenas à atuação da Pastoral da Criança, no entanto, em Bariri existem outras iniciativas de atendimento a esse público.
Os melhores desempenhos estão em Torrinha e em Itapuí, com percentuais de atendimento acima dos 12%.
A Pastoral da Criança de Bariri completou no ano passado 10 anos de atividades. Ela é ligada à Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida.
Desde dezembro de 2013 a Pastoral da Criança promove ações, atividades e esclarecimentos junto às famílias, em especial do Bairro do Livramento e bairros próximos. Alguns voluntários atuam desde a fundação do órgão no município.
A Pastoral da Criança foi criada em dezembro de 1983 em Florestópolis no Paraná, a partir da CNBB, como uma entidade ecumênica e supra-partidária.
Teve como fundadores a médica pediatra Zilda Arns Neumann e Dom Geraldo Majella Agnelo, à época, Arcebispo de Londrina. Seu objetivo principal é a atenção à criança em seu contexto familiar e comunitário.
30
























