Slider

Descerramento da placa de inauguração do novo serviço – Alcir Zago/Candeia

Entrada do Caps é pela Avenida Centenário, que nesta semana teve uma de suas vias recapeada – Alcir Zago/Candeia

A prefeitura de Bariri inaugurou na manhã de quarta-feira, dia 12, o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) em ala que estava desativada no Lar Vicentino de Bariri. O serviço irá substituir a Unidade de Atendimento Psicossocial (Uaps), situada ao lado do Centro de Diagnose.

Compareceram à solenidade o prefeito Francisco Leoni Neto (PSDB), vereadores João Luiz Munhoz (PSDB), Ricardo Prearo (PDT) e Rubens Pereira dos Santos (PSDB), diretores de unidades, ex-prefeito Benedito Mazotti (PSDB), ex-vereadores Edcarlos Pereira dos Santos (PSDB) e Sidnei Dourival Fanti (PTB), presidente do Conselho Municipal do Idoso, João Domingos Cardoso Leonel (Jota Cardoso), e servidores da prefeitura.

O Caps foi concebido para atender pessoas com transtornos mentais moderados e severos.

A equipe de atendimento conta com assistente social responsável, médico psiquiatra, três psicólogas, terapeuta ocupacional, enfermeira, serviços de acolhimento e de limpeza, além de estagiária.

A criação do serviço foi objeto de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2019 com o Ministério Público (MP).

Isso porque em outubro de 2015 a Promotoria de Justiça instaurou inquérito civil para apurar a situação de moradores de rua que viviam no centro da cidade, alguns usuários de álcool e drogas.

Em janeiro deste ano a prefeitura começou a pagar aluguel no valor de R$ 5,5 mil ao Lar Vicentino de Bariri. O contrato tem vigência de 24 meses. A locação diz respeito à ala desativada, composta por 14 apartamentos, cozinha, sala de estar, banheiros externos e varanda.

Houve colocação de alambrado para separar o Caps do Lar Vicentino. A entrada para o novo serviço é pela Avenida Centenário, que no início da semana teve uma de suas duas vias recapeada.

Segundo Neto Leoni, no local onde funcionava a Uaps será instalado centro de reabilitação em fisioterapia.