Composição 1_1

Anelisa Lima, responsável pelo PAT de Bariri: emissão de carteira de trabalho e solicitação de seguro-desemprego são digitais – Alcir Zago/Candeia

Por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), com restrições do atendimento presencial, alguns serviços foram criados ou dinamizados para facilitar a vida das pessoas. Alguns deles dizem respeito ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

A responsável pela unidade de Bariri, Anelisa Cristiane Cardoso Lima, diz que houve mudanças significativas com relação à emissão da carteira de trabalho e acesso ao seguro-desemprego.

Devido à pandemia e também pelo fato de Bariri estar na fase vermelha do Plano SP, o atendimento presencial no PAT é das 8h às 11h. Mesmo assim há distanciamento entre servidores e pessoas que procuram o posto.

Em 2019 o PAT de Bariri emitiu 744 carteiras de trabalho. No ano passado foram geradas 220 carteiras físicas.

Anelisa explica que agora é obrigatória a emissão de carteiras digitais. O canal de acesso é www.gov.br/pt-br/temas/carteira-de-trabalho-digital. Há possibilidade de entrega de carteiras físicas, mas em situações específicas.

A solicitação do seguro-desemprego pode ser feita pela internet. O serviço está disponível desde novembro de 2017, mas os percentuais de acesso subiram a partir do segundo semestre de 2020.

A solicitação do seguro-desemprego pela internet pode ser feita pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e Apple), na seção da Secretaria do Trabalho no site do Ministério da Economia ou por e-mail para uma unidade das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE).

O endereço de e-mail de cada SRTE nos estados segue um modelo como trabalho.(sigla do estado)@economia.gov.br. Por exemplo, trabalho.sp@economia.gov.br. O serviço também pode ser solicitado pelo telefone número 158.

 

Emprego

 

Anelisa ressalta que o PAT dá toda a orientação necessária, seja no contato pessoal (Rua Camilo Resegue, 68) ou por telefone (14-3662-3888). A unidade de Bariri atende também pessoas de mais cinco cidades: Arealva; Bocaina; Boraceia; Itaju; e Itapuí.

No caso de vagas de emprego, o posto encaminha constantemente relação aos órgãos de imprensa de Bariri e no site da prefeitura.

Ela explica que a seleção dos pretendentes às vagas é feita pelas empresas. Devido à pandemia do novo coronavírus, também houve mudança para esse tipo de serviço.

A fim de evitar o manuseio de documentos, o encaminhamento de documentos pelas empresas e por interessados em vagas é feito por e-mail (patbariri@bariri.sp.gov.br).

Segundo Anelisa, há unidades do PAT na região que estão deixando de atuar com a intermediação de vagas de emprego. O foco é maior na emissão das carteiras de trabalho e seguro-desemprego.