posto-santa-lucia-novo-2017
Banner-Lista-Candeia
Banner-online
WhatsApp Image 2020-07-06 at 08.28.31
Banner-Cep

A igreja terá isolamento de banco sim banco não e os presentes somente poderão ficar em cada ponta dos assentos liberados – Arquivo/Candeia

Neste final de semana, Padre Ériko Thiago Nogueira retoma as celebrações presenciais na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores de Bariri. Segundo ele, a decisão vem acompanhada de medidas de proteção e prevenção, devido à pandemia de Covid-19.

A medida atinge todos os horários regulares de celebrações, em todas as comunidades que compõem a paróquia, com exceção da missa das crianças, no domingo às 9h30, que continua suspensa.

Na verdade, as portas da Igreja Matriz estão abertas para participação dos fiéis desde sábado passado. Padre Ériko, no entanto, admite que a procura tem sido bem pequena.

A volta imediata difere da recomendação da Diocese de São Carlos, que prevê missa com a presença de 30% da capacidade das igrejas somente após 28 dias em que o município estiver na fase amarela do Plano SP. A região de Bauru, a qual se inclui Bariri, entrou nessa etapa no dia 10 de agosto.

Segundo Padre Ériko, a decisão foi tomada tendo em vista as medidas restritivas e sanitárias de higienização, que, em sua opinião, tornam segura a participação dos fiéis. Para garantir presença nas diferentes missas, o paroquiano deve solicitar senha com antecedência na secretaria da paróquia (telefone 3662-8400).

Todos obrigatoriamente devem portar máscaras faciais e nas portas de entrada haverá disponibilização de álcool gel e/ou 70 para higienização das mãos.

As igrejas terão isolamento de banco sim banco não e os presentes somente poderão ficar em cada ponta dos assentos liberados.

 

Santuário e Santa Luzia seguem Diocese 

 

As Paróquias de Santa Luzia e Santuário Nossa Senhora Aparecida, também de Bariri, optaram por seguir a determinação da Diocese de São Carlos, que recomenda esperar 28 dias de fase amarela para iniciar as celebrações presenciais, e mesmo assim, com 30% da capacidade.

As celebrações permanecem sem a presença de fiéis e sendo transmitidas através de páginas do Facebook.

O Candeia apurou que essas comunidades até cogitaram a presença de fiéis a partir desse final de semana, mas o aumento recente de casos de Covid-19 em Bariri, Itaju e Boraceia, divulgados pelos setores de Saúde, recomendou um pouco mais de cautela.

Como a própria nota oficial divulgada pelo bispo Dom Paulo Cezar Costa ressalta que não há nenhuma imposição da diocese e que será respeitada a individualidade de cada município, estas paróquias podem rever o posicionamento, antes do prazo final. Em especial, se média diária de infectados diminuir ou ficar estável.