(14) 3662-2916

jornalcandeia@jornalcandeia.com.br

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

Lar Vicentino comemora renovação de certificação

5 fev, 2021

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

Diretoria do Lar Vicentino em reunião na prefeitura: renovação traz alívio para a entidade que cuida de 37 idosos no momento – Alcir Zago/Candeia

Alcir Zago

O Lar Vicentino de Bariri recebeu uma excelente notícia nessa semana. A entidade conseguiu a renovação de certificação que permite obter isenção de contribuições sociais – Certificação de Entidades de Assistência Social (Cebas).

Na prática, a instituição deixa de recolher de forma legal montante financeiro ao Tesouro Nacional e, em contrapartida, pode usar o dinheiro para o acolhimento dos idosos de longa permanência. Hoje são atendidas 37 pessoas.

Anteontem (4) o prefeito Abelardo Maurício Martins Simões Filho (MDB) recebeu diretores do Lar Vicentino para comunicar a novidade. O chefe do Executivo conta que esteve em Brasília nessa semana. Uma das demandas foi relacionada à questão da entidade baririense.

Na capital federal o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) solicitou informação sobre o processo administrativo do Lar Vicentino e recebeu o comunicado de que houve deferimento do pedido de renovação da certificação pela Secretaria Nacional de Assistência Social.

Ao retornar a Bariri, Abelardinho reuniu a diretoria da instituição para tratar do assunto. Também estiveram no Paço Municipal 16 de Junho o vice Luis Fernando Foloni (Cidadania), a presidente do Fundo Social de Solidariedade no Município de Bariri, Anaí Lagatta Padovani Martins Simões, a diretora municipal de Assistência Social, Suzane Gabia Dinis Albranti, e o presidente do Conselho Municipal do Idoso, João Domingos Cardoso Leonel (Jota Cardoso).

 

Riscos

 

Em maio de 2018 o Candeia tratou da questão. Na ocasião, o Lar Vicentino de Bariri havia perdido a Cebas. Na época, o possível aumento das despesas representava sérios riscos para a continuidade do trabalho desenvolvido pela entidade.

A estimativa é que com a perda do documento a folha de pagamento ficaria acrescida de quase 30% a partir de junho de 2018, pois a instituição ficaria restrita das isenções de tributos federais. O cálculo atual é que daquela época até os dias de hoje os valores que deveriam ser recolhidos ao Tesouro representariam de R$ 250 mil a R$ 300 mil.

O agravo se deu por causa da tripla fiscalização, que antes era realizada somente pelo Ministério do Desenvolvimento, e passou a ser acrescida da Advocacia-Geral da União e Receita Federal. Em virtude do cruzamento de dados, constataram o atendimento a uma interna com menos de 60 anos, o que não é permitido.

Em 29 de janeiro de 2018 a secretaria nacional publicou a Portaria SNAS nº 27/2018, indeferindo o pedido de renovação da Cebas da instituição baririense.

A partir daí teve início um processo administrativo e político no intuito de reverter a decisão.

No dia 28 de janeiro deste ano foi assinada a portaria nº 7, admitindo o recurso do Lar Vicentino de Bariri e reconsiderando a decisão anteriormente proferida. Houve deferimento da renovação de certificação para o período entre 12 de junho de 2018 e 11 de junho de 2021. Ainda este ano deverá ter início novo pedido de renovação para mais três anos.

Pelo fato de o processo administrativo estar em curso, a entidade baririense continuou a ser beneficiada pela isenção tributária. Caso houvesse indeferimento do pedido, o passivo desses quase três anos teria de ser quitado ao Tesouro.

A Cebas, concedida às organizações e organizações da assistência social, é um instrumento que possibilita à organização usufruir da isenção das contribuições sociais, tais como a parte patronal da contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e Contribuição PIS/PASEP.

Permite ainda a priorização na celebração de contratualização e convênios com o poder público, entre outros benefícios.

O Ministério da Cidadania é o órgão competente para concessão ou renovação da Cebas às entidades que possuem atuação exclusiva ou preponderante na área de assistência social.

i
Notícias Recentes
cirurgia-dentista-bariri
fisiotarapia-pos-covi
imagem-veterinaria-bariri
03 05 25 Nutribem
01 02 25 Maísa bonatelli
03 05 25 Samir
17 05 25 Letícia Ramos
19 07 25 Indicador
21 06 25 Gabriella Artuso
10 05 Agro Regional
21 06 25 Rose's
21 12 24 Taise Leonel
28 09 24 Ateliê de Psicologia Expressiva
28 09 24 Atual
28 09 24 Camila Slompo
28 09 24 Dr Renan e Dra Bruna Budin
28 09 24 Eletrosampa
28 09 24 Instituto Olhos Marques
28 09 24 Thaís Leite
28 09 24 Zoomed
fabiana
08 07 23 Essência do Ser
28 12 24 Madeireira
previous arrow
next arrow
Z
Vote na nossa Enquete

Qual a sua opinião sobre a equipe de governo anunciada pelo prefeito Airton Pegoraro no dia 01 de janeiro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...