Composição 1_1

Delegado Marcílio Frederici de Mello diz que registro de ocorrências pode ser feito em casa a qualquer dia e horário – Robertinho Coletta/Candeia

O Projeto Ganha Tempo, idealizado pela Diretoria Municipal de Desenvolvimento Econômico, está treinando estagiários para realizarem o atendimento a quem necessitar de serviços de forma online.

Nessa semana os estagiários contratados pela prefeitura estiveram na Delegacia de Polícia de Bariri para tomarem contato com os tipos de boletins de ocorrência que podem ser feitos de forma remota (veja box).

O delegado titular de Bariri, Marcílio Frederici de Mello, diz que por meio da Delegacia Eletrônica é possível registrar o BO de casa, em qualquer dia e horário. O site é www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/home.

Segundo ele, por causa da pandemia, aumentou a procura pelo serviço à distância. Assim que o boletim é elaborado, o documento é encaminhado para conhecimento da autoridade policial, resultado, conforme o caso, na instauração de inquérito.

Não são permitidos os registros online de estupro, homicídio e latrocínio (roubo seguido de morte). Nesses casos, é preciso procurar uma delegacia e registrar a ocorrência pessoalmente.

O Ganha Tempo também terá serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O treinamento dos estagiários na repartição pública federal já foi feito.

O Ganha Tempo irá funcionar no prédio onde estava instalada a Incubadora de Empresas, perto da sede da Polícia Militar (PM).

De acordo com o diretor municipal de Desenvolvimento Econômico, Vicente Sérgio Barbieri Júnior, o projeto deve iniciar o trabalho em Bariri em meados de maio. Os serviços serão incorporados futuramente pelo Poupatampo, quando a unidade for instalada em Bariri.

 

Ocorrências que podem ser registradas online

 

Roubo ou furto de veículos

Furto de documentos/celular/placa de veículo/bicicleta

Perda de documentos/celular/placa de veículo

Roubo de documentos, celulares e/ou objetos

Injúria, calúnia ou difamação

Acidente de trânsito sem vítimas

Desaparecimento de pessoas

Encontro de pessoas

Furto de fios/cabos em vias públicas (somente para empresas concessionárias)

Violência doméstica

Outras ocorrências

Depa – Proteção Animal

 

Fonte: Polícia Civil de São Paulo