
Reunião do Conseg no dia 29 de julho tratou de vários assuntos (Alcir Zago/Candeia)
Um dos assuntos tratados na reunião do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Bariri na terça-feira (29) foi com relação à construção de sede própria para o Corpo de Bombeiros na área onde fica o Centro Social e Urbano (CSU).
O encontro aconteceu no auditório do Paço Municipal 16 de Junho e contou com a presença de diretores do conselho, policiais civil e militares, sargento Ernesto Vilares, do Corpo de Bombeiros, prefeito Airton Luis Pegoraro (Avante), diretores Luciana Aparecida Lucínio (Assistência Social e Chefe de Gabinete), Cinira Moreira Giaconi Mazotti (Educação e Cultura) e Ivani Maria de Carvalho (Administração), entre outras pessoas.
Um dos convidados da reunião foi Donizete Luiz Pessotto, um dos fundadores do Conseg em 1985. Portanto, o Conseg de Bariri está completando 40 anos de existência.
O município dispõe de área para construção da sede dos bombeiros, perto da rotatória da Avenida Perimetral Domingos Antonio Fortunato (Expressa Sul), no entanto, o custo é elevado para a obra.
Há, inclusive, impasse com o governo estadual em eventual doação do terreno para a construção da sede, já que o Estado não aceita a inserção de prazo para realizar a obra no termo de doação.
Por esse motivo, há estudo para construir base própria na área do CSU, que já possui parte da infraestrutura. Outra vantagem é o acesso de veículos às rodovias SP-304 e SP-261.
Outros assuntos
Na reunião do Conseg também foi abordado projeto para monitoramento rural. A Prefeitura de Bariri conta com emenda no valor de R$ 300 mil do deputado federal Ricardo Salles (Novo-SP) para a compra dos equipamentos.
Perguntado sobre o monitoramento na área urbana de Bariri, conforme lei aprovada de iniciativa do vereador Francisco Leandro Gonzalez (Avante), o prefeito Airton Pegoraro disse que no momento a Prefeitura não dispõe de recursos no orçamento para isso.
Inclusive, mencionou que o custo é alto para manutenção dos equipamentos e necessidade de mão de obra especializada para verificação das imagens.
Outro assunto comentado no encontro é a iminente aposentadoria de servidores da Polícia Civil de Bariri até o fim deste ano. O objetivo é que seja feita gestão para a nomeação de novos policiais e também a construção de prédio próprio para a delegacia local.
A respeito de estelionato praticado por ex-funcionária de agência bancária de Bariri, a informação da Polícia Civil é que houve esclarecimento do delito e qualificação da autora.
Após a conclusão do inquérito, o caso será remetido ao Ministério Público, a quem cabe oferecer denúncia. Pessoas que foram lesadas devem procurar a delegacia para registrar boletim de ocorrência.
Fruto de trabalho da Defesa Civil de Bariri, o município conseguiu junto à Polícia Militar Ambiental a doação de embarcação e motor de popa apreendidos. É necessário que sejam adotados os trâmites burocráticos para a retirada dos itens em Ibitinga.
























