Composição 1_1
Composição 1_1

Ofício remetido à Câmara é assinado pelo presidente do Conseg, Claudenir Rodrigues (Fredy) – Arquivo/Candeia

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Bariri, Claudenir Rodrigues (Fredy), encaminhou ofício à Câmara de Bariri para que os vereadores discutam a possibilidade de regulamentação por lei para o trânsito de bicicletas motorizadas e elétricas no município.

De acordo com ele, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) facultou que cada cidade precisa dispor de legislação própria para normatizar a questão.

Rodrigues ressalta que é preciso atenção especial a itens como idade mínima de 16 anos, uso do capacete de ciclista, retrovisores, sinalização noturna dianteira e traseira, velocímetro, pneus que garantam minimamente a segurança do motorista, entre outros.

Em algumas cidades já foram elaborados projetos que se tornaram lei com os itens de segurança citados, além de exigência de termo de responsabilidade firmado pelo responsável, quando o condutor for menor de 18 anos de idade.

O presidente do Conseg diz que é preciso se atentar ao local para guarda dos veículos irregulares, idade mínima da criança a ser transportada na garupa, vedação do trânsito na contramão, dispositivo para identificação do veículo, além de medidas para autuação e recurso.