Slider

Sábado, 15, faleceu no Rio de Janeiro o médico e empresário Aziz Chidid Neto, presidente do Grupo Assim Saúde e do Grupo Memorial, após sofrer parada cardíaca depois de uma cirurgia.

Chidid Neto era natural de Bariri e com a sua morte o município perde um dos maiores beneméritos. Entre as inúmeras contribuições, destaque para a criação do Museu Mário Fava e do Portal de Entrada de Bariri que também recebe o nome do herói baririense.

Seu corpo foi velado no Cemitério Memorial do Carmo do Rio de Janeiro e depois cremado. Deixa viúva Denise Figueiras Dias da Silva e um filho, Lucas Chidid.

Chidid nasceu em Bariri no ano de 1954, era filho de Fuad e Therezinha Fanton Chidid. Sua mãe e outros familiares ainda residem no município.

Aos 18 anos foi para o Rio de Janeiro estudar Medicina na Universidade Gama Filho. Como médico especializou-se em Urologia. Também se destacou atuando na área administrativa.

Era sócio fundador do Grupo Assim (que reúne empresas de plano, convênio e seguro de saúde) e do Grupo Memorial Administração e Participação Ltda (que integra 23 unidades hospitalares). Ao falecer, exercia o cargo de presidente do conselho de administração nas duas holdings.

Além do museu e do portal, Aziz patrocinou os 50 notebooks que compõem a sala de aula presencial da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) do Pólo Bariri; 200 conjuntos de carteiras para a Cooperativa Educacional de Bariri (Coeba) e doou recursos e equipamentos para a Santa Casa de Bariri.

Era patrocinador de vários projetos culturais na capital fluminense como a Orquestra Maré do Amanhã, que beneficia rapazes e garotas da Comunidade da Maré, na região Norte do Rio.

Chidid recebeu da Câmara Municipal de Bariri a Medalha 16 de Junho, como forma de reverenciar as contribuições feitas pelo empresário ao setor de educação e cultura local.

Entre as inúmeras contribuições de Chidid Neto, destaque para a criação do Museu Mário Fava e do Portal de Entrada de Bariri – Divulgação

Em cerimônia defronte o Museu Mário Fava, Chidid recebeu a Medalha 16 de Junho concedida pela Câmara Municipal de Bariri – Divulgação

 

Nota do Museu Mario Fava

Divulgação

“O Museu Mário Fava vem por meio desta, prestar sua singela homenagem ao seu fundador, Dr Aziz Chidid Neto, pelo papel fundamental que cumpriu enquanto incentivador da cultura e educação em Bariri.

Nosso grande pesar por sua precoce partida, que deixa em nossos corações um vazio sem tamanho. Uma perda inestimável, para Bariri e para nós do Museu Mário Fava.

Fica o legado de um cidadão baririense que saiu desta cidade aos 17 anos para estudar medicina no Rio de Janeiro. Sempre preocupado com o próximo e obstinado em ajudar aos mais necessitados, fez da medicina seu ofício e com muita determinação e sacrifício, construiu o maior grupo empresarial de saúde, verticalizado, do Rio de Janeiro e a maior Rede Própria de Hospitais e Centros Médicos da América Latina.

Seguindo o propósito por ele almejado, este Museu será sempre um local de difusão de conhecimento e propagação de saber, para que sigamos diariamente com o trabalho de disseminar cultura e utilizá-la como ferramentas de transformação para a juventude baririense”.