Composição 1_1

O treinamento colabora com a preservação e proteção dos idosos e combate a contaminação do Covid-19 – Divulgação

 

Dias 04 e 05 de maio, a equipe técnica do Lar Vicentino de Bariri realizou treinamento sobre a Covid-19, junto aos funcionários da entidade.

O material utilizado para orientar a capacitação se baseou no Manual de Orientação Técnica para Acolhimento Institucional de Idosos, que foi enviado pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Governo de SP.

Os temas abordados estavam relacionados ao coronavírus, detalhando em especial o fato do trabalho da Instituição de Longa Permanência para Idosos (Ilpi) estar voltado à população idosa. Vale destacar que os idosos residentes são mais vulneráveis, integrando o grupo de risco.

As colaboradoras receberam orientações sobre higiene, limpeza, desinfecção e esterilização de materiais; uso correto dos produtos de limpeza e melhor forma de manter ambiente adequadamente limpo; uso correto dos EPIs e higienização dos mesmos.

Outro item importante tratado diz respeito a como proceder em casos de suspeitas, tanto dos idosos acolhidos como dos funcionários.

 

Cuidados com a pandemia

 

Desde o início do isolamento social, em final de março, o Lar Vicentino tomou medidas assertivas que vão ao encontro da preservação e proteção dos idosos, procurando evitar qualquer forma de contaminação do Covid-19.

Essas medidas são:  restrição de visitas de familiares, suspensão da saída de idosos para atividades externas não essenciais, suspensão de entrada de voluntários e serviços que não sejam essenciais e utilização de apenas uma entrada de acesso.

Inclusive os fornecedores são atendidos na área externa da instituição e quando é necessário a entrada de alguém essa pessoa é equipada com avental e máscara.

Os residentes também receberam orientações sobre o isolamento social e a necessidade de manter as medidas para não correrem riscos de contágio. A entidade mantem o distanciamento nos momentos de refeição e realiza atividades individuais, evitando ações em grupo.

Hoje o Lar Vicentino de Bariri tem 36 acolhidos e até o momento não há nenhum caso na instituição. Como prevenção e se for o caso, há quartos adaptados para o isolamento.

Na medida do possível, a entidade utiliza tecnologia para poder se comunicar com familiares, como a criação de grupos no WhatsApp para mensagens, áudios e vídeos, minimizando assim a falta de contato e visitas.

A equipe do Lar Vicentino de Bariri agradece em especial doadores e parceiros, que forneceram máscaras, fraldas, álcool gel, o que muito vem contribuindo na prevenção e combate à pandemia de Covid-19.

 

Texto: Equipe do Lar Vicentino de Bariri