
Vista aérea de Bariri: atualização irá permitir verificar quem ampliou imóveis nos últimos anos no município (Divulgação)
A empresa Egati Engenharia, Tecnologia e Negócios Ltda, de Lins, foi a vencedora de licitação feita pela Prefeitura de Bariri para atualizar a metragem de imóveis residenciais, comerciais e industriais do município. Para isso, serão feitas imagens aéreas por aeronaves ou drones.
Tecnicamente, o serviço é descrito como geoprocessamento e geração de ortofotomosaico georreferenciado do mapeamento aerofotogramétrico do perímetro urbano do município.
O valor oferecido pela firma foi de R$ 309.000,00. A estimativa feita pela administração municipal para a concorrência foi de R$ 346,3 mil.
O geoprocessamento é o sistema que coleta, armazena, manipula, analisa e gera produtos a partir de dados referenciados geograficamente, como mapas.
Um ortofotomosaico georreferenciado é um mapa-base de uma área, criado ao juntar diversas imagens aéreas corrigidas para remover deformações e distorções, resultando em uma representação única com proporção e escala exatas.
O Executivo justifica que há urgência em modernizar e otimizar a gestão territorial do município de Bariri. Um dos impactos diretos será a atualização dos imóveis residenciais, comerciais e industriais no município para cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Muitos moradores ampliaram casas nos últimos anos, no entanto, a prefeitura desconhece a metragem aumentada.
De acordo com a administração municipal, atualmente a prefeitura enfrenta desafios relacionados à falta de atualização do cadastro imobiliário e de um sistema eficiente que integre dados espaciais e informações tributárias, o que dificulta o controle e a fiscalização de seu território.
A ausência de um mapeamento atualizado das áreas urbanas impacta diretamente na arrecadação tributária, planejamento urbano e na execução de políticas públicas, prejudicando, por exemplo, a atualização de valores de IPTU, a regularização fundiária, a fiscalização de ocupações irregulares, entre outras atividades essenciais para a administração pública.
Aeronaves ou drones
O projeto prevê a realização de vôos com aeronaves ou drones equipados com sensores de alta precisão para capturar imagens detalhadas de todo o perímetro urbano do município e uma extensão adicional de 1 km ao seu redor.
Essas imagens serão processadas para gerar um ortofotomosaico georreferenciado, ou seja, uma imagem de alta resolução e ortorretificada que retrata a superfície terrestre sem distorções, possibilitando medições precisas de áreas, limites e construções.
A precisão das imagens permitirá um levantamento exato do território, essencial para o planejamento urbano, regularização fundiária, fiscalização de obras e outras atividades administrativas.
Além do ortofotomosaico, o projeto inclui a captura de imagens em 360° georreferenciadas das vias públicas e das unidades imobiliárias. Essas imagens fornecerão uma visão abrangente e detalhada da infraestrutura urbana e dos imóveis.
























