
Plantio das mudas contou com a participação de Rose Pignatari, Cavinha e alunos das escolas da cidade (Alcir Zago/Candeia)

Com a presença de autoridades e alunos das escolas de Bariri, foi realizado na manhã desta sexta-feira (17) o plantio de cinco mudas de ipês na Praça Joaquim Lourenço Corrêa (Praça da Matriz).
A ação foi a culminância de projeto intitulado “Cada Ipê, uma História. Cada flor, uma lembrança”, realizado pelas diretorias municipais de Educação e Cultura e de Agricultura e Meio Ambiente, com apoio do Fundo Social de Solidariedade (Fuss).
A ideia surgiu a partir da existência no local de árvore histórica, um ipê roxo, plantado há mais de 70 anos, que se tornou um símbolo da cidade e tem forte conexão emocional, através do relato de José Augusto Barboza Cava, o Cavinha, que presenciou o plantio, por iniciativa de seu pai, João Cava.
Emocionado, Cavinha lembrou-se da época em que o pai plantou a árvore na praça. Na oportunidade, tinha a mesma idade de boa parte dos alunos que participaram do plantio nesta sexta-feira (17).
Também fizeram uso da palavra a primeira-dama Rita de Cássia Cavalheiro Pegoraro e o prefeito Airton Luis Pegoraro.
Uma das responsáveis pelo projeto foi a professora Lúcia Marson Bonatti, que, apesar de ter nascido em outro município, tem interesse pela história de Bariri e frequentemente conversa com Cavinha para saber mais da Milionária do Vale do Tietê.
Recentemente, o Corpo de Bombeiros erradicou um ipê condenado na praça central de Bariri. Em vez de o local ganhar uma nova árvore, recebeu ao todo cinco.
























