Composição 1_1
Composição 1_1

Evento acontece no dia 2 de julho no Centro Esportivo Filengão (Arquivo Candeia)

Na terça-feira (2), a partir das 8h30, no Centro Esportivo Filengão, em Bariri, será realizado encontro em alusão ao Junho Violeta, marcado pela conscientização e prevenção contra a violência à pessoa idosa.

A atividade é promovida pela Diretoria Municipal de Assistência Social e pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa.

A data foi instituída em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e alerta para a conscientização e combate a atos de violência contra a pessoa idosa, trazendo em sua simbologia a cor escolhida para a campanha que retrata a delicadeza, simplicidade e beleza da flor violeta, recurso sensível que contribui para o reconhecimento e valorização do envelhecimento da pessoa idosa.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define violência contra a pessoa idosa como “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause danos ou sofrimento a uma pessoa idosa”.

Há destaque para a negligência, abandono, violência física, violência sexual, violência psicológica, violência financeira ou material, enquanto algumas das diferentes formas de abuso e violência contra as pessoas com idade acima dos 60 anos.

O objetivo é conscientizar e sensibilizar os participantes, buscando coibir atos de violência e destacando a importância da defesa dos direitos dessa população.

Segundo os organizadores, as pessoas idosas são fontes de sabedoria, experiência e amor, e é nosso dever garantir que vivam com dignidade, segurança e bem-estar.