Composição 1_1
Composição 1_1

Diretor municipal de Obras, Giuliano Griso, diz que desafio é a obtenção de recursos para a construção das moradias – Arquivo/Candeia

De abril a junho deste ano a prefeitura de Bariri disponibilizou em sua página eletrônica cadastro de demanda habitacional. O objetivo é identificar quem são as famílias que desejam moradias, suas características e necessidades.

Ao todo, 1.085 pessoas acessaram o site e preencheram o questionário. Considerando o número de pessoas por família, o cadastro contempla um total de 2.493 pessoas (confira na tabela).

Dois terços são adultos. Quase 20% são crianças de até 10 anos de idade. Já os adolescentes somam 10,7%. Além disso, há 1,2% de idosos entre os que foram mencionados no cadastro, além de 34 famílias com deficientes.

O fato de a pessoa ter se cadastrado não significa que irá ganhar uma casa. Trata-se de base para o conhecimento da demanda habitacional e o desenvolvimento de projetos de construção de unidades.

Com a formação do cadastro, a administração municipal poderá dar direcionamento às políticas públicas para o atendimento da demanda, fornecendo dados estatísticos que possam orientar o desenvolvimento de projetos habitacionais, tanto no setor público como no setor privado.

O diretor municipal de Obras, Giuliano Griso, diz que o preenchimento do cadastro é exigência da Caixa Econômica Federal para a construção de loteamentos com subsídio do governo.

O titular da pasta diz que o maior desafio é a obtenção de recursos para a construção das unidades. O Executivo pretende agora dar continuidade ao projeto para atender famílias que não contam com moradia própria.

 

Faixa etária das pessoas que poderão ser beneficiadas

 

Faixa etária                                     Quantidade

Crianças de 0 a 3 anos                     155 (6,2%)

Crianças de 4 a 5 anos                     99 (3,9%)

Crianças de 6 a 10 anos                   235 (9,4%)

Adolescentes de 11 a 14 anos         146 (5,8%)

Adolescentes de 15 a 17 anos         124 (4,9%)

Adultos                                            1.703 (68,3)

Idosos                                              31 (1,2%)

Total                                                2.493

 

Fonte: prefeitura de Bariri