Composição 1_1
Composição 1_1

Na quarta-feira, dia 28, o sinal analógico de televisão deverá ser desligado em Bariri e em outras cidades da região. Após essa data, só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital.
No momento, apenas a Globo e o SBT estão com sinal digital em Bariri. As outras emissoras terão de correr contra o tempo para disponibilizar a programação aos telespectadores.
O técnico em suporte ao sistema de TV aberta em Bariri, Reinaldo José Benatti, diz que buscará junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a prorrogação do prazo para manutenção do sinal analógico no município.
Segundo ele, fatores como demora na homologação e ausência de testes em equipamentos e atualização do sistema estão impedindo que outras emissoras disponibilizem o sinal digital para Bariri.
Benatti conta que as empresas precisam investir aproximadamente R$ 150 mil em transmissor digital, cabos, conexões, GPS, entre outros equipamentos.
O técnico relata que há interesse de emissoras na disponibilização do sinal digital, como Record, Bandeirantes e Canção Nova. A TV Cultura está em processo mais adiantado.
Caso não haja prorrogação do sinal analógico, é possível que alguns destes canais fiquem fora do ar por um período em Bariri. Isso até que sejam feitos os investimentos necessários para a troca dos equipamentos.

Conversor

Segundo a instituição não governamental (ONG) Seja Digital, para continuar assistindo aos seus programas favoritos, o telespectador precisa verificar se a sua antena é digital e se o televisor precisa, ou não, de um conversor. Instalar os equipamentos é indispensável para vivenciar a experiência com a TV digital.
As famílias que ainda não retiraram seu kit gratuito devem realizar o agendamento o quanto antes. Basta ligar para 147 (ligação gratuita) ou acessar www.sejadigital.com.br e escolher o melhor local, data e horário. Além de retirar os equipamentos, é importante realizar a instalação para vivenciar a experiência com a TV digital.
O kit gratuito com antena e conversor é destinado aos beneficiários de Programas Sociais do Governo Federal como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e muitos outros.

Box: Anatel pode adiar desligamento

Por meio da assessoria de imprensa, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informa que a Portaria Ministerial nº 2.992, de maio de 2017, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), estabelece como condição para o desligamento da transmissão analógica dos serviços TV e de retransmissão de TV que, pelo menos, 93% dos domicílios do município que acessem o serviço livre, aberto e gratuito por transmissão terrestre, estejam aptos à recepção da televisão digital terrestre. Ou seja, o nível de digitalização dos domicílios deve ser de, pelo menos, 93%.
Nesse sentido, na terça-feira, dia 27, será realizada a 48ª Reunião Ordinária do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired).
Nessa reunião serão avaliadas pelo grupo as pesquisas de aferição do nível de digitalização de cada um dos agrupamentos cujo encerramento das transmissões analógicas está previsto para ocorrer na quarta-feira, dia 28: Paraná (Oeste do Estado), Rio de Janeiro (Interior), Rio Grande do Sul (Sul do Estado) e São Paulo (Interior).
Uma vez identificado o atingimento do índice de digitalização, poderá o Gired propor ao ministério que dê prosseguimento ao desligamento na data prevista.
Todavia, caso não se verifique tal atingimento, poderá o grupo técnico propor medidas alternativas ao MCITC, seja para um desligamento escalonado, onde se inicia o encerramento da transmissão analógica no dia 28 de novembro e se finaliza em um prazo pré-determinado, ou, até mesmo, o adiamento do desligamento.