(14) 3662-2916

jornalcandeia@jornalcandeia.com.br

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

Padre Carlos assume a Paróquia de Santa Luzia no dia 2 de fevereiro

11 jan, 2019

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

“Conto com o apoio de toda a comunidade e vamos juntos fazer o melhor para esta Igreja de Santa Luzia”

Em entrevista ao Jornal Candeia, Padre Carlos Menezes Júnior, 55 anos, afirmou que assume a Paróquia de Santa Luzia, nos altos da cidade, a partir do dia 2 de fevereiro, sábado. A data da posse oficial, no entanto, ainda não foi definida pelo bispo diocesano de São Carlos, Dom Paulo Cezar Costa. O novo pároco contou que já esteve em Bariri conhecendo a nova paróquia, onde foi recebido pelo Padre Paulo Henrique Facin, que está de mudança para Araraquara. Ainda falou sobre a sua trajetória sacerdotal, como recebeu a notícia da transferência e quais seus planos imediatos para o trabalho na Santa Luzia. Padre Carlos nasceu em Santo André, ABC paulista, no dia 1º de Abril de 1963. Toda sua iniciação escolar, primário e ginásio foram em Santo André. Também fez o curso de Mecânica Geral no Senai, onde por alguns anos trabalhou numa metalúrgica. Também é profissionalmente formado na área de Contabilidade Fiscal, trabalhando por 5 anos numa multinacional na cidade de Cajati (SP), hoje conhecida como uma das empresas do grupo Bunge. Ainda cursou faculdade de Pedagogia em Santo André.

Candeia – Por favor, faça um breve histórico da vida sacerdotal.

Padre Carlos – Minha vocação inicia-se no ano de 1983, na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, na cidade de Piracicaba, lá fiz o curso de Vida Religiosa, noviciado e o curso de Filosofia. Entre os anos de 1994 e 1999 cursei a Faculdade de Teologia, no Instituto de Teologia da Diocese de Santo André, quando aos seis meses que antecediam minha conclusão teológica, mudei para a cidade de Torrinha, Diocese de São Carlos, no Mosteiro do Paraíso. Lá por alguns anos, lecionei na Escola de Diáconos permanentes da Diocese de São Carlos. Nos anos de 2005 e 2006 fiz o Curso de Especialização em Catequese na Unisal, campus Pio XI em São Paulo. No dia 25 de abril no ano de 2008, na cidade de Torrinha, fui ordenado diácono e em outubro me ordenei presbítero, onde no dia 1º de novembro de 2008, assumi a minha primeira paróquia, sob a proteção do Padroeiro São José.

Candeia – Como o senhor encarou a transferência para a Paróquia de Santa Luzia de Bariri?

Padre Carlos – Acolho com muito carinho essa missão a pedido de nosso querido bispo Dom Paulo Cezar. Assumo como alguém que se dispõe a colaborar e crescer com essa comunidade. Disponho-me a acrescentar na vida de cada paroquiano, colaborar nos desafios pastorais dessa comunidade de Santa Luzia. Ser, a exemplo de Jesus Bom Pastor, um guia na construção do Reino de Deus, um discípulo missionário numa Igreja em saída, sentindo o cheiro das ovelhas como nos pede Papa Francisco.

Candeia – O senhor conhece Bariri e/ou paróquias locais? Que referência já obteve?

Padre Carlos – Conheço muito pouco a cidade e/ou as paroquias locais. Participei algumas vezes da Celebração Eucarística na paróquia de Nossa Senhora das Dores, onde também há alguns anos atrás ministrei curso de catequese e teologia, nesta mesma paróquia.

Candeia – O senhor já esteve na Santa Luzia. Quais as primeiras impressões?

Padre Carlos – Conheci recentemente a Paróquia de Santa Luzia, fui carinhosamente recebido pelo Padre Paulo. que me mostrou toda a área da paróquia, suas capelas e propriedades. Conversamos bastante sobre todos os trabalhos pastorais, celebrações e promoções que a comunidade realiza. Minhas primeiras impressões são de uma comunidade que tem sua caminhada. No respeito aos trabalhos já realizados e por todos os padres que ai passaram, quero estar presente junto de cada paroquiano e, ser alguém que venha contribuir para o crescimento desta Igreja de Jesus Cristo. Sei que os desafios são grandes, mas nada que não venha a ser conquistado com amor e misericórdia.

Candeia – Há definição sobre a data de sua posse na Santa Luzia?

Padre Carlos – Início meus trabalhos na Paróquia de Santa Luzia no dia 2 de fevereiro de 2019, data em que a igreja celebra a solenidade da Apresentação do Senhor. Ainda aguardo a data a ser marcada quando nosso bispo estará presente para dar a posse oficial.

Candeia – Que plano imediato elabora para o trabalho em Bariri?

Padre Carlos – Meu lema de ordenação é “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus” e o evangelho conclui: “E tudo mais vos será acrescentado”. Meu compromisso com cada comunidade que Deus me confiar é esse: Construir o Reino de Deus. Construir… ou seja… Conquistar corações, transformar a vida das pessoas, Anunciar a todos o amor de Deus, ser um irmão na vida de cada irmão e irmã desta comunidade. Trabalhar diariamente para que o reino de Deus aconteça. Assumir com amor os desafios que possam aparecer. Conto com o apoio de toda a comunidade e vamos juntos fazer o melhor para esta Igreja de Santa Luzia.

 

 

i
Notícias Recentes
cirurgia-dentista-bariri
fisiotarapia-pos-covi
imagem-veterinaria-bariri
03 05 25 Nutribem
01 02 25 Maísa bonatelli
03 05 25 Samir
17 05 25 Letícia Ramos
19 07 25 Indicador
21 06 25 Gabriella Artuso
10 05 Agro Regional
21 06 25 Rose's
21 12 24 Taise Leonel
28 09 24 Ateliê de Psicologia Expressiva
28 09 24 Atual
28 09 24 Camila Slompo
28 09 24 Dr Renan e Dra Bruna Budin
28 09 24 Eletrosampa
28 09 24 Instituto Olhos Marques
28 09 24 Thaís Leite
28 09 24 Zoomed
fabiana
08 07 23 Essência do Ser
28 12 24 Madeireira
previous arrow
next arrow
Z
Vote na nossa Enquete

Qual a sua opinião sobre a equipe de governo anunciada pelo prefeito Airton Pegoraro no dia 01 de janeiro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...