Slider

A Câmara de Vereadores de Bariri aprovou projeto de decreto que concede à Maria Conceição dos Santos, 66 anos, o prêmio Zumbi dos Palmares. A indicação partiu da comunidade negra, através do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e da Associação Cultural Quilombo de Bariri.
A matéria foi votada em caráter de urgência na última sessão de Câmara, por iniciativa do vereador Luís Carlos de Paula (MDB), o Paraná. O projeto foi aprovado por unanimidade. A sessão solene de entrega da honraria será no dia 2 de dezembro.
Maria Conceição é conhecida no bairro do Livramento (Igrejinha), onde reside desde a infância e atua junto à comunidade mais carente. Com eles, divide duas paixões: a devoção à Nossa Senhora Aparecida e a torcida ao time de futebol dos garotos do Livramento.
Há 14 anos Maria Conceição dos Santos realiza festa comunitária no Dia das Crianças, em devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que reúne centenas de crianças do Livramento e região. A programação prevê missa, novena e distribuição de doces e salgados.
A devoção à Padroeira do Brasil vem desde o seu nascimento. Durante o parto, sua mãe estava sozinha, em casa, e para consolo e segurança, abraçou a imagem da Senhora Aparecida. A festa seria um agradecimento pela vida.
Desde sempre acompanha e torce pelas crianças do futebol do Livramento. Além de torcedora fiel e grande incentivadora, voluntariamente ajuda na lavagem dos uniformes. É comum vê-la em meio à torcida, com suas roupas coloridas.
Maria Conceição ainda traz no currículo importante tradição: foi durante muitos anos integrante da ala das baianas da escola de samba do Livramento.