Prefeito Neto Leoni, vice Maria Pia, diretora Angélica e equipe responsável pelos atendimentos na saúde
Robertinho Coletta/Candeia
A Diretoria Municipal de Saúde apresentou anteontem, dia 31, à imprensa local, o Programa Saúde Mais Perto de Você. São ações e atividades que estão sendo realizadas pela pasta diretamente à população. O prefeito Francisco Leoni Neto (PSDB) e a vice-prefeita Maria Pia Betti Pio da Silva Nary (PSDB) acompanharam a divulgação.
Segundo a diretora municipal de Saúde, Angélica Fanti Moço, a rotina é árdua e constante no Setor de Saúde, e muitas vezes a população não toma conhecimento do trabalho. “A ideia é estar mais próximo do paciente, resolvendo os problemas de saúde o mais rápido possível”, afirma ela.
Uma das atividades eliminou a burocracia para pacientes com tumor que passam por tratamento no Hospital Amaral Carvalho, de Jaú. Hoje, o hospital viabiliza os documentos que precisam ser encaminhados ao Departamento Regional de Saúde, com sede em Bauru.
Paralelo a isso, a prefeitura de Bariri realizou licitação para fornecimento de alimentos a quem necessita. Dessa forma, a pessoa deixa o tratamento em Jaú e rapidamente começa a se alimentar em casa, sem ter de esperar a resolução de questões burocráticas.
Outra iniciativa é a agilização de atendimentos em unidades básicas de saúde. Diversos tipos de sonda, por exemplo, hoje são fornecidas pelas UBSs e não mais pelo pronto-socorro.
O almoxarifado situado no Soma 1 dispõe de material para acelerar a cicatrização de lesões. Também conta com material de sondagem, alimentação especial, equipos, frascos de alimentação e serviço de oxigênio.
Atualmente, são 300 pacientes cadastrados para retirada de insumos e 800 pacientes cadastrados que recebem gratuitamente os kits para detecção do diabetes.
A unidade de saúde situada no Jardim Nova Bariri tem feito o acompanhamento de curativos especialmente para pessoas acamadas e com dificuldade de locomoção. São 17 pacientes acompanhados que não fazem parte da unidade de saúde, ou seja, moram em bairros mais distantes.
O posto realizou no ano passado dois mutirões de oftalmologia, num total de 400 pessoas atendidas. Para este ano estão previstos mutirões em abril e em outubro.
Parceria
Algumas iniciativas dependem de parceria com o governo estadual. Para o atendimento vascular foram fornecidas no ano passado 100 consultas em unidade situada em Lençóis Paulista. Parta 2019 a expectativa é que haja mais 200 consultas.
A parte de ortopedia está sendo recepcionada pelo Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Botucatu.
Hoje há entraves para reumatologia e neuropediatria. No segundo caso, a especialidade foi aberta para Bariri a partir de fevereiro. São 200 crianças aguardando vaga.
Em relação às cirurgias eletivas, o governo estadual cedeu vagas para Bariri para que fossem feitas em unidade de saúde de São Pedro.
A fila para vasectomia (45 procedimentos realizados) e laqueadura (25) foi zerada. No caso de hérnia e vesícula a fila diminuiu em dois terços.
Próteses
Outro programa em desenvolvimento em Bariri é na área odontológica. Na segunda-feira, dia 28, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) iniciou a Campanha de Prótese Dentária.
Na primeira etapa foram chamados 115 pacientes que já estavam na lista de espera. A estimativa é de que a partir de março sejam chamados mais pacientes, com encaminhamento. A confecção das próteses será custeada pelo governo municipal.
Pessoas que pretendem fazer prótese devem procurar unidade de saúde perto de sua casa e serem avaliadas pelo dentista do posto. Em seguida, será feito encaminhamento para o Soma 1.